Texto Áureo: Atos 11.26b
Verdade Prática: Deus escolheu Antioquia para ser o centro do
Cristianismo entre os gentios e a base missionária do apóstolo Paulo.
Leitura Bíblica: Atos 11.19-26
Lição 8
INTRODUÇÃO
Em Antioquia
da Síria estava a primeira igreja gentia e a maior igreja missionária depois de
Jerusalém. Além dessas duas características, gentia e missionária, Antioquia
também teve o privilegio de ter o apostolo Paulo como seu pastor (v 26),
tornando-se a base missionária deste apóstolo.
Vejamos como
essa etapa tão importante da evangelização mundial começou a se cumprir de
acordo com o plano-mestre estabelecido por Nosso Senhor.
I. A IGREJA EM TERRITÓRIO GENTIO
1. Fugindo das perseguições: As
perseguições iniciadas em Jerusalém, depois do martírio de Estevão, tornaram
insuportável a situação dos cristãos naquela cidade. Muitos foram dispersos,
não só pela Judeia e Samaria, mas para além da terra de Israel, indo para a
Fenícia, Chipre, Antioquia da Síria e Cirene (v 19; 8.1-4). De todas essas
regiões, Antioquia sobressaiu-se, tornando-se no mais importante centro
missionário do primeiro século. Durante os primeiros séculos do Cristianismo
ela esteve entre os cinco maiores centros cristãos da história: Antioquia,
Jerusalém, Alexandria, Constantinopla e Roma.
2. A cidade de Antioquia da Síria:
Distava 500
quilômetros de Jerusalém e gozava de posição estratégica
favorável para missões. Localizava-se na divisa entre os dois mundos culturais
da época – o grego e o semita. Não deve ser confundida com a Antioquia da Pisidia
(At 13.14). Era a terceira cidade do Império Romano, vindo depois de Roma e
Alexandria. Passou a ser a capital da província romana da Síria, em 64 a .C., quando Pompeu a
conquistou.
3. O caráter universal do evangelho:
Era cidade de população mista e boa parte desta era de judeus. Josefo afirma
que muitos que muitos judeus emigraram para a região nos dias dos selêucidas e
outros fugiram para lá durante as guerras dos Macabeus.
Isso talvez justifique a forte presença judaica, em Antioquia, nesse período da
história da Igreja. A chegada do evangelho à cidade representou muito cedo o
caráter universal da mensagem cristã. A partir daí o Cristianismo saiu dos
círculos judaicos para ser pregado a todos os povos, conforme determinação do
Senhor Jesus (Mt 28.19,20; Mc 16.15).
II. OS FUNDADORES DA IGREJA DE ANTIOQUIA
1. Começou no anonimato: Os
fundadores da igreja de Antioquia eram de Chipre e de Cirene: “Os quais,
entrando em Antioquia, falaram aos gregos, anunciando o Senhor Jesus” (v 20).
Até então o evangelho era pregado só aos judeus (v 19). Talvez a experiência de
Pedro na casa de Cornélio tivesse chegado ao conhecimento deles, e começaram a
pregar também aos gentios (v 20). OL resultado foi extraordinário! Esses gregos
creram no Senhor Jesus e o número deles crescia a cada dia (v 21). Nascia a
igreja dos gentios. A ordem profética “até aos confins da terra”, de Jesus,
caminhava rapidamente para o seu cumprimento (At 1.8).
2. Barnabé e Lúcio: As noticias
foram recebidas com alegria pela igreja de Jerusalém. Curioso é que Barnabé era
de Chipre (At 4.36) e Lúcio, um dos doutores da Igreja de Antioquia, era de
Cirene (At 13.1). Será que a iniciativa de se pregar aos gentios partiu dele?
Quem seriam, pois esses missionários? Muitos de nossos pioneiros ficaram no
anonimato. Há grandes trabalhos que foram iniciados por pessoas anônimas, mas
Deus conhece cada uma delas. Tais pessoas terão o seu galardão e serão
conhecidas e reconhecidas por toda a eternidade.
III. ESTRUTURANDO UMA IGREJA EM CRESCIMENTO
1. Enviado para ensinar: Barnabé
foi enviado pela igreja de Jerusalém para ensinar aos gentios de Antioquia (v
26). Entendeu muito cedo o caráter universal do evangelho. Ele e Saulo foram os
primeiros pastores de Antioquia, e no exercício de seu ministério ultrapassaram
as barreiras culturais. O Cristianismo é transcultural; a igreja de Jerusalém
enviou o homem certo para Antioquia. Por ser cipriota, talvez tivesse mais
jeito de lidar com os gentios (v 22). Esse é um exemplo de missionário enviado
para ensinar numa igreja já constituída.
2. O convite feito a Saulo: Barnabé
foi o primeiro que entendeu a nova realidade. Vendo que os costumes dos gentios
eram muito diferentes das tradições judaicas e que aqueles irmãos estavam
alegres e eram fervorosos no espírito, mas provenientes de outra cultura,
lembrou-se de Saulo, pois sabia que o Senhor Jesus o havia chamado para pregar
e ensinar aos gentios. Saulo era de Tarso, grande centro cultural da época, e
conhecia a cultura grega. Ninguém melhor do que Saulo para ensinar a esses
novos crentes de costumes estranhos. Barnabé não hesitou em buscá-lo em Tarso
para essa nobre tarefa (v 25). Antioquia conquistou essa importância na
história do Cristianismo graças a estrutura bem organizada por Barnabé e Saulo
IV. O QUE SIGNIFICA O NOME “CRISTÃO”?
1. O nome “cristão”: A palavra
“cristão” ocorre somente três vezes no Novo Testamento (11.26; 26.28; 1 Pe
4.6). Originalmente designava um servo e seguidor de Cristo. Hoje tornou-se um
termo geral, destituído do se significado primitivo. A nós, este termo deve
sugerir o nome do nosso Redentor (Rm 3.24), a idéia do profundo relacionamento
do crente com Cristo (Rm 8.38-39), o pensamento de que o recebemos como nosso
Senhor (Rm 5.1), e a causa da nossa salvação (Hb 5.9), (Bíblia de Estudo
Pentecostal, CPAD).
CONCLUSÃO
O texto de At
11.19-26 relata, ainda que de maneira resumida, um dos maiores acontecimentos
da história da Igreja. Vemos aqui, em síntese, os passos para a universalização
do evangelho: Filipe prega em samaria (At 8.5). Como os samaritanos eram meio
judeus, não foi ai que nasceu a igreja dos gentios. Depois Pedro prega na casa
de Cornélio, que era gentio, mas como estava afeito a cultura judaica (At
10.1,2) também não há notícias de uma igreja gentia proveniente de sua casa.
Finalmente, temos em Antioquia o princípio da sustentação missionária ao mundo
gentílico.
Sua Igreja pode
ser considerada uma base missionária? Há muitos Barnabés e Saulos esperando
para serem comissionados até aos confins da terra.
Fonte: Lições Bíblicas (Jovens e Adultos)
Editora: CPAD
Trimestre: 3º/2000
Comentarista: Esequias Soares
Consultor Doutrinário e
Teológico: Antonio Gilberto
Tema Central: Evangelismo e Missões
Páginas: 37 - 40
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