sábado, 9 de fevereiro de 2013

OS RECABITAS EXEMPLO DE FÉ



Texto Áureo:1 Samuel 15.19
Verdade Prática:A fé e a obediência caracteriza o verdadeiro crente
Leitura Bíblica: Jeremias 35.1-8

Lição 13


INTRODUÇÃO

Esta lição enfoca um dos mais notáveis exemplos de obediência registrada nas Escrituras. Jonadabe, filho de Recabe, patriarca queneu, ordenou a seus familiares que não bebessem vinho. Passados mais de duzentos anos, seus descendentes ainda cumpriam fielmente a ordem, de modo a causar admiração ao próprio Deus (Jr 35.5-10). De fato, os recabitas tornaram-se exemplo de obediência e de fé. Imitemo-los.

I.                   OS ANCESTRAIS DOS RECABITAS

Os recabitas eram midianitas, da tribo dos queneus, da qual era membro Jetro, o sogro de Moisés (Ex 2.21,22; 3.1; 18.1,2; Nm 10.29; Jz 1.16). Por sua vez, os midianitas descendiam de Midiã, filho de Abraão e sua mulher Quetura  (Gn 25.2-4). Quando a Recabe, veja o que está registrado em 2 Cr 2.55. Portanto, os recabitas eram quenitas aparentados com os israelitas; e acerca deles profetizou Balaão, o profeta mercenário (Nm 24.21,22).
Peregrinos em Israel viviam uma vida nômade em tendas e eram de hábitos simples e aversos ao uso do vinho, pois nem mesmo plantavam vinhas ou construíam casas para si. Não eram idólatras, viviam por fé e obediência aos estatutos divinos. O binômio fé e obediência traduzem-se por fidelidade e deve ser o constante distintivo do crente.
1.      Quem era Recabe: As Escrituras não nos dizem muito sobre a pessoa de Recabe, senão que era o patriarca de uma clã da tribo dos queneus (2 Cr 2.55). todavia, pelo que a Bíblia nos informa acerca dos seus descendentes, concluímos que era um homem de rígida moral e firme na fé, cuja característica marcante era a obediência irrestrita a Jeová, pois o seu exemplo ficou para os “Recabes”, em nossas igreja, hoje. A obediência à vontade de Deus, a fé e a moderação, não são as características marcantes de muitos de nós. Sirvamos a Deus com fé e obediência, como fez Recabe.
2.      Jonadabe, o filho de Recabe: Ensinado a andar em obediência à vontade de Deus, Jonadabe era ferrenho adversário do culto a Baal, onde a prática da imoralidade e o desregrado consumo de vinho, bem como o sacrifício de crianças eram uma constante. Assim, sendo, conhecedor dos males físicos, morais e espirituais, causados pelo vinho aos que o ingerem, Jonadabe ordenou à família dos recabitas que, em todas as suas gerações, não bebessem vinho, e foi obedecido. Que belo exemplo para nós. Como seria bom que em nossas igrejas todos fossem obedientes aos pastores como os recabitas o foram a Jonadabe.
A Bíblia fala sobre os males causados pelo vinho, àqueles que o consomem. Veja Gn 9.20-21; Pv 20.1; 23.20,31; Is 5.11. O apóstolo Paulo aconselhou aos crentes de Éfeso a que não se embriagassem com o vinho, onde há contendas, mas que se enchessem do Espírito Santo (Ef 5.18). Veja ainda 1 Tm 3.3. Façamos como os recabitas. Ouçamos o conselho do apóstolo Paulo. Guardemo-nos de beber vinho, champanhe, ou qualquer bebida alcoólica, mesmo em encontros sociais, e andemos em obediência à palavra de Deus.
3.      Jonadabe e Jeú exterminam o culto a Baal em Israel (2 Rs 10.15-28): Jonadabe era homem fiel e obediente a Jeová, e abominava o hediondo culto aa Baal Melcarte, deus nacional de Tiro, introduzido em Israel pela ímpia rainha Jezabel, mulher de Acabe, filha de Etbaal, rei de Tiro. Por isto, o Senhor o usou, juntamente com o rei Jeú (2 Rs 9.1-13), para exterminar em Israel o culto a Baal. A missão foi cumprida.
Ainda hoje Deus continua usando os que são obedientes, que não se entregam aos prazeres do vinho, à sensualidade, nem prestam culto aos modernos “baals”. Que possa haver muitos “Jonadabes” em nossas igrejas, hoje. Amém.

II.                O MODO DE VIDA DOS RECABITAS

Os recabitas viviam ordeiramente entre os israelitas, e o seu “modus vivendi” era um exemplo de moderação para o povo de Deus. A sua caraterística marcante era a obediência incondicional ao patriarca (líder) do clã, da família. Hoje, obediência aos pais, aos líderes da igreja, às autoridades, às leis, é coisa de um passado já remoto. Os que ainda postulam pela obediência e pelo respeito aos pais, e pela responsabilidade para com a família e a igreja, são tidos por ultrapassados, retrógrados e outros adjetivos equivalentes. Que Deus tenha misericórdia de nós. Precisamos aprender com os recabitas.
1.      Não plantavam vinhas: Os recabitas eram convictamente contrários a beber vinho ou qualquer outra bebida embriagadora. Neste particular eram tão extremistas, que nem sequer plantavam vinhas. Parece que esse comportamento estava ligado à aversão que tinham pelo culto pagão a Baal Melcarte, deus nacional dos tirios, onde todo tipo de perversões sexuais eram praticadas sob a influência do vinho. Ainda hoje, podemos ver os grandes males causados à humanidade, pelo abuso do sexo e pela perversão dos instintos sexuais em decorrência do uso de tóxicos e bebidas alcoólicas, principalmente nos modernos “cultos a Baal”, como o carnaval e festivais de rock and roll. O Diabo não brinca em serviço. Os pastores e demais obreiros têm que estar vigilantes contra as suas astutas investidas, pois até mesmo entre os jovens crentes, mal firmados na fé, por falta de ensino doutrinário, satanás tem feito vitimas. A Igreja necessita mais de receber os ensinos das Escrituras do que estar, na maioria das vezes, perdendo tempo com cânticos de “corinhos” despidos de qualquer valor espiritual, acompanhados de exagerados movimentos corporais, que se assemelham, no mais das vezes, com as honras prestadas a Baal.
A proposito, algumas igrejas, infelizmente, desviando-se dos sadios princípios que sempre nortearam a nossa denominação, promovem festivais de “música sacra” que mais parecem verdadeiros festivais de rock. Isto é falta de temor a Deus.
2.      Habitavam em tendas: Sendo nômades, não construíam casas, não se fixavam por muito tempo num mesmo lugar, não tinham apego pelas coisas materiais. Não se preocupavam em possuir propriedades. Como eram diferentes de muitos de nós! Quantos estão mais preocupados em adquirir propriedades, do que em ganhar as almas para o Reino de Deus. Não somos contra o possuir propriedades, nem contra os que as possuem, mas devemos lembrar-nos que mais importantes são os valores espirituais. Infelizmente, muitos que se dizem servos de Deus entram em litigio contra os próprios irmãos, por causa de propriedades que pertencem a Deus. Os recabitas não se julgavam proprietários de nada, não possuíam terras, habitavam em tendas, e eram fiéis a Deus e obedientes aos seus princípios. Que exemplo de fé, humildade e obediência para nós!
3.      Eram peregrinos: Neste particular, os recabitas foram um tipo da Igreja de Cristo, que também é peregrina na terra. Eles viviam entre os israelitas, mas não pertenciam a nenhuma tribo de Israel. A Igreja vive no mundo, mas não é do mundo, como do mundo não é o Seu Senhor. A nossa pátria está no céu, é a Nova Jerusalém (Fp 3.20,21; Ap 21.2-7; 22.14-20). Sejamos peregrinos neste mundo, mas não desfrutemos das suas ilusões.

III.             OS RECABITAS, UM CONTRASTE COM JUDÁ

No reinado de Eliakim (também chamado Jeoiaquim), rei de Judá, o Senhor Jeová, por meio do profeta Jeremias, repreendeu duramente o povo de Judá, por causa dos seus muitos pecados, principalmente o de idolatria e desobediência à Sua voz, mostrando o contraste entre eles e os recabitas.
1.      Obedientes a Jonadabe: Por mais insignificantes que pareçamos ser e por menor importância que pareçamos ser e por menor importância que pareçam ter os nossos atos, nada fica desconhecido a Deus. Foi o que aconteceu com os recabitas, por sua obediência irrestrita a ordem dada por Jonadabe, filho de Recabe, cerca de duzentos anos antes dos acontecimentos que os envolveram. Por causa da idolatria e desobediência do povo de Judá, o Senhor enviou o rei Nabucodonosor contra o Seu povo, para leva-lo à Babilônia e ali permanecer setenta anos no cativeiro. Deus cumpria assim a Sua palavra (Jr 1.12-16; 25.1-11). Todavia, em meio a tanta desobediência, havia um povo humilde, estrangeiro e peregrino em Judá, modelo de fé e obediência, os recabitas. Por isto, Deus provou-lhes a fidelidade, através do profeta Jeremias, e eles foram aprovados em sua retidão. Aprendamos com eles!
2.      Guardavam o mandamento de seu pai: Enquanto o povo de Judá era desobediente a Deus, e seguia o caminho da imoralidade e da idolatria, os recabitas eram tementes a Deus e não desobedeciam aos mandamentos de Jonadabe, seu pai. Que contraste! Os judeus não obedeciam a Deus, enquanto os recabitas não desobedeciam a seu pai, um simples homem (Jr 35.1-14). Para condenação do seu povo, Deus, através do profeta Jeremias, lançou-lhes em rosto a dura realidade, mostrando-lhes o contraste entre eles e os recabitas. Não havia como escapar da justa ira do Pai celestial. Assim, Judá foi para o cativeiro e Jerusalém foi invadida e destruída pelo exército de Nabucodonosor. Essa é a recompensa dos desobedientes (Jr 35.15-17).
3.      A recompensa dos recabitas: Deus recompensou os recabitas pela sua demonstração de obediência, prometendo que jamais faltaria varão (filho) a Jonadabe, que assistisse perante a Sua face todos os dias (Jr 35.18,19). Sigamos o exemplo dos recabitas em nossa peregrinação neste mundo, e receberemos a recompensa do Senhor naquele Grande Dia.


Fonte: Lições Bíblicas (Jovens e Adultos)
Editora: CPAD
Trimestre: 3º/ 1991
Comentarista: Adilson Farias Soares
Tema Central: Personagens do Antigo Testamento
Páginas: 45 - 48

5 comentários:

  1. A citação de 2o Cronicas 2.55 está digitada errada, o texto que fala da origem dos Recabitas é 1o Cronicas 2.55.

    Muito bom esse estudo.

    ResponderExcluir
  2. Estou estudando a fundo esse texto e com essa lição agora estuda a riu meus horizontes.Amei

    ResponderExcluir