terça-feira, 29 de janeiro de 2013

LOUVOR E ADORAÇÃO

LOUVOR & ADORAÇÃO
INTRODUÇÃO
O QUE É LOUVOR?
A IMPORTÂNCIA DO LOUVOR PARA DEUS
A TRINDADE HUMANA SOB A INFLUÊNCIA DA MÚSICA
O SER COMO INSTRUMENTO DIVINO
EXPRESSÕES FÍSICAS DO LOUVOR
EMOCIONAL X ESPIRITUAL - QUAL A DIFERENÇA?
INSTRUMENTOS A SERVIÇO DE DEUS
O MÚSICO A SERVIÇO DE DEUS
A UNÇÃO SOBRE O ADORADOR

INTRODUÇÃO
Uma das áreas que o Espírito Santo está restaurando na Igreja é o ministério do Louvor e Adoração. Isto porque, no decorrer da história, muito fogo estranho tem sido oferecido diante do Senhor, e deixou-se apagar a chama que devia arder continuamente no altar. Mas uma nova UNÇÃO tem sido derramada no louvor da igreja, e o Espírito Santo tem dado um novo sopro (profético) na música de adoração. Em toda terra se ouve um som triunfal que exalta ao único Deus, Senhor absoluto. É um privilégio para cada um de nós estar vivendo este tempo de restauração, tempo de louvar a Deus com liberdade, sem rituais religiosos, e, sinceramente, um tempo que o próprio Deus vinha "contando as horas" para que chegasse logo! Afinal, foi para isso que Ele nos fez: para o Seu louvor! Aleluia!
Início
O QUE É LOUVOR?
Louvar significa "elogiar, exaltar, entregar-se com alegria". Louvar quer dizer clamar de todo coração, exaltar e honrar a Deus. O louvor verdadeiro exige envolvimento total.
O louvor é a expressão de nossa arte em adoração à Deus. Por isso mesmo exige aprimoramento e criatividade; afinal, é uma arte. "Cantai-lhe um cântico novo; tocai bem e com júbilo", Sl. 33:3.
Como é que louvamos a Deus? Para começar, examinemos algumas palavras na Bíblia traduzidas para a nossa língua como "louvor":
HALLELUYJA.
Uma das palavras mais freqüentemente usadas para louvar a Deus, no Antigo Testamento, em hebraico, da qual nos vem a palavra "aleluia". Esta palavra muitas vezes é substituída por render graças ou louvar. como o salmo 111, por exemplo: "Aleluia, de todo o coração rendei graças [Halleluyja] ao Senhor..." (veja vs. 1 e 10). Outras passagens da Escritura usam esta palavra "louvor" como música canto, o que envolve o conceito de louvor global, com a participação de todo ser. Vez ou outra você já cantou alguma música cujo refrão diz "Aleluia". Ninguém consegue executar essa obra-prima e sair-se bem sem um completo envolvimento. Para que seja cantado adequadamente, exige-se uma entrega total. É uma obra de louvor tão grandiosa que requer a participação total da igreja (palco e platéia). Esse envolvimento total nos dá uma idéia do que significa louvar.
BARACHA.
Outra palavra-chave em hebraico, que significa abençoar ou adorar. No âmago da palavra baracha está o conceito de que tudo pertence a Deus. O Salmo 24:1 declara: "Ao Senhor pertence a terra e tudo o que nela se contém, o mundo e os que nele habitam". Já que tudo pertence à Deus, nada deveria ser usado sem baracha ou bênção. A tradição hebraica diz que "se alguém deixar de oferecer louvor ou baracha quando recebe alguma coisa está roubando a Deus". É cheia de sabedoria a pessoa que oferece baracha por todas as coisas e situações da sua vida. "Dando sempre graças por tudo ao nosso Deus e Pai em nome de nosso Senhor Jesus Cristo" Ef. 5:20. Tudo, absolutamente tudo deve ser recebido com louvor, bênção, adoração e graças.
HIMNOS.
Esta é uma palavra grega muito significativa usada com o sentido de louvor no Novo Testamento, da qual deriva a palavra hino. Quando Paulo e Silas estavam em Filipos e foram presos por curarem uma jovem adivinhadora, mesmo estando com os seus pés presos a um tronco, eles cantavam louvores ao Senhor. "Por volta da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam louvores a Deus [hymnos], e os demais companheiros de prisão escutavam. De repente sobreveio tamanho terremoto, que sacudiu os alicerces da prisão, abriram-se todas as portas; soltaram-se as cadeias de todos" (At. 16:25-26). Eles estavam numa prisão escura, úmida e malcheirosa. Naquele momento difícil eles oraram e cantaram louvores. Não há referência alguma a desgosto ou reclamação: "Por que aconteceu isso comigo?" Ou: "Deus, onde estás?" Em vez disso há oração e cânticos de louvor. Jó também passou por tempos difíceis e muitos problemas. Seus rebanhos morreram; os servos foram mortos; depois seus filhos e filhas morreram por causa de um grande vento. Após ser reduzido a nada, as Escrituras contam que Jó se levantou, rasgou o seu manto, raspou a cabeça, (simbolizando o seu pesar) e lançou-se em terra e adorou. Depois disse: "Nu saí do ventre de minha mãe, e nu voltarei. O Senhor deu , e o Senhor o tomou. Bendito [baracha] seja o nome do Senhor" (Jó. 1:20,21). Aqui está uma lição profunda de como enfrentar a tragédia, os problemas e as ocasiões difíceis. Em vez de se queixar, você se entrega à adoração, o que inclui louvor. Não se pode adorar sem louvar. Os resultados práticos positivos do louvor em tempos difíceis são muito reais e pessoais.
O Salmo 111 fala de louvar ao Senhor de todo o coração na companhia dos justos. (vs.1) O Salmo também promete que o louvor é obra duradoura, que não desaparecerá. "O seu louvor permanece para sempre" (vs. 10). A Palavra é muito clara quando nos diz que os únicos dons que permanecerão pela eternidade são o amor e o louvor. Porisso, precisamos ter uma atitude de louvor total e permanente. O louvor deve tornar-se parte normal de tudo o que fazemos.
Início
A IMPORTÂNCIA DO LOUVOR PARA DEUS
No Princípio, antes mesmo da formação do homem, quando os anjos de Deus o adoravam continuamente, a palavra nos mostra que o Senhor havia capacitado a um de seus querubins, Lúcifer, que quer dizer Anjo de Luz, para cuidar de todo o louvor nos céus. Uma das referências que a Bíblia faz a ele está em Ezequiel 28, vs. 1 a 19, onde ele é apresentado como o rei de Tiro. Esta palavra nos mostra que os instrumentos musicais foram criados nele, que ele permanecia no monte santo de Deus, o lugar onde era feita toda a adoração ao Senhor, mas também nos mostra que o seu coração se elevou, e quis ele assentar-se no trono do Senhor, quis ele ser deus. Ele era o segundo nos céus, ficando somente abaixo de Deus, mas não se contentou com isso. Queria mais. Queria o lugar de Deus. Porisso caiu. A rebeldia é como o pecado de feitiçaria, diz a palavra. O músico não tratado por Deus tende a ser rebelde. Lembre-se: Lúcifer era o maestro nos céus. Ele comandava todo o louvor e adoração que era dado à Deus. Ele queria ser adorado da mesma forma que adorava. Daí a sua queda. Isto nos mostra que ele não era submisso à autoridade, coisa que todo músico não tratado por Deus também não consegue ser. Ele não conseguia se ver abaixo do seu Criador. Não conseguia entender que Deus era maior. Caiu. Muitos de nossos músicos, hoje, dentro das igrejas, estão com a chamada Síndrome de Lúcifer: o estrelismo tem tomado conta de seus corações, e querem dar "show", querem ser o centro das atenções, quando o verdadeiro centro das atenções no louvor é o Espírito Santo de Deus.
Bem, o lugar de Lúcifer ficou vago. E agora? Quem ocuparia aquele espaço? Quem daria louvor ao Senhor? Deus capacitaria alguém para a função. Deus não poderia deixar de criar um ser para o adorar continuamente. E, para tanto, criou o homem. Hein? O homem? Sim, o homem. Veja o que diz em Sl. 8:4-5 : "... que é o homem, que dele te lembres? E o filho do homem, que o visites? Fizeste-o, no entanto, por um pouco, menor do que Deus, e de glória e de honra o coroaste". Lembre-se: Lúcifer, antes de sua queda, era coroado de glória e de honra, era, por um pouco, menor do que Deus. Porisso mesmo é que Jesus disse à mulher samaritana, em Jo. 4:23 : "Mas vem a hora, e já chegou, quando os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores". O Pai procura pessoas que estejam dispostas a adorá-lo em verdade. Ele não aceita pessoas que o adorem com falsidade, como era o caso de Lúcifer, que o adorava de olho em Sua posição.
Início
A TRINDADE HUMANA SOB A INFLUÊNCIA DA MÚSICA.
Aprendemos que Deus é Trino, e que a trindade revela-se de diversas formas em toda a criação. A matéria tem três estados: sólido, líquido e gasoso; o homem é composto por três partes: corpo, alma e espírito; o corpo humano é composto por três partes: cabeça, tronco e membros. Da mesma forma, a música, como criação de Deus, é composta por três elementos básicos: Melodia, Harmonia e Ritmo. Sabemos que o homem se distingue dos animais exatamente por ser trino: os animais só possuem corpo e alma. Se o homem deixar de ter espírito (seria o caso dos clones?) ele se torna exatamente como os animais. Da mesma forma, se a música perder um dos três elementos, deixa de ser música. Bem, e o que são estes três elementos?
Ritmo
É a parte que assegura o andamento da música. Na nossa vida tudo tem ritmo. O coração humano bate de forma uniforme: tum-tum, tum-tum,... quando ele perde este ritmo, diz-se que a pessoa tem arritmia. Isto é doença e requer cuidados médicos. Quando você caminha, os seus passos mantém um ritmo constante, como numa marcha. Quando um bêbado, anda, por outro lado, ele NÃO mantém um ritmo: os seus passos não são uniformes. Costumamos dizer que Ritmo é o coração da música. Mesmo que inconsciente, quando dançamos, não seguimos a música, mas o seu ritmo. No louvor, o ritmo é demarcado pela bateria ou, na falta desta, pelas palmas.
Harmonia
É a chamada "base" da música, o seu acompanhamento. No louvor, é parte feita pelos instrumentos. Mas para que a harmonia seja "harmônica", ela deve combinar perfeitamente com o ritmo. Os instrumentos tem que funcionar como uma engrenagem. Os instrumentistas não precisam tocar a mesma nota ao mesmo tempo: basta que estejam dentro de uma mesma escala de notas que se combinem, e tocando todos dentro do mesmo ritmo.
Melodia
É a parte "cantável" das músicas. É uma combinação de notas musicais, também, mas que, normalmente, não seguem as mesmas notas da harmonia; estão dentro da mesma escala. No louvor, é a parte cantada das músicas. Se a harmonia tem que caminhar junto com o ritmo, a melodia tem que caminhar com os dois. A melodia deve ser cantada no mesmo tempo ditado pelo ritmo, e na mesma escala musical ditada pela harmonia. Qualquer pessoa, mesmo sem nenhum estudo na área de música, está habilitada para dizer se a música está sendo executada na mesma escala musical da harmonia. A pessoa que não consegue cantar acompanhando o ritmo é chamada de "desritmada". Se ela não consegue acompanhar a harmonia, é desafinada. Se não consegue acompanhar nenhum dos dois, misericórdia. Que vá orar.
Início
O SER COMO INSTRUMENTO DIVINO
O louvor é primeiramente uma conscientização interna (espírito e alma) do que Deus é para nós; e, subseqüentemente, a expressão externa (corpo) é esse apreço a Ele.
Esta atitude não se torna louvor até que encontre uma expressão externa. Enquanto se encontra no interior do coração e da mente é ADMIRAÇÃO. Entretanto, quando este sentimento é posto prá fora, quando se expressa com a voz e corporalmente se transforma, então, em LOUVOR.
O louvor não é algo mecânico, mas deve ser expresso de forma consciente. Não pode ser "Maria vai com as outras": têm que ser algo pessoal, íntimo, consciente, de quem tem plena certeza do que está fazendo. Veja o que Paulo diz em 1Co. 14:15 : "Que farei pois? Orarei com o espírito, mas também orarei com a mente; cantarei com o espírito, mas também cantarei com a mente". Ou seja, é fazer a obra de Deus com a razão. É o lado humano da obra. Quando cantamos louvores ao Senhor, o Seu coração se inclina prá nós, e a sua glória se manifesta em nosso meio. Quando Paulo e Silas estavam em Filipos e foram presos por curarem uma jovem adivinhadora, mesmo estando com os seus pés presos a um tronco, eles cantavam louvores ao Senhor. Veja o que aconteceu (At. 16:25-26) "Por volta da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam louvores a Deus, e os demais companheiros de prisão escutavam. De repente sobreveio tamanho terremoto, que sacudiu os alicerces da prisão, abriram-se todas as portas; soltaram-se as cadeias de todos". Este é o louvor que liberta!!!
Início
EXPRESSÕES FÍSICAS DO LOUVOR:
Ficar em pé: sinal de reverência.
"E leu no livro, diante da praça, que está fronteira à porta das Águas, desde a alva até ao meio-dia, perante homens e mulheres, e os que podiam entender; e todo o povo tinha os ouvidos atentos ao livro da lei. (...) Esdras abriu o livro à vista de todo o povo, porque estava acima dele; abrindo-o ele, todo o povo se pôs em pé" Ne. 8:3, 5.
Erguer as mãos: sinal de rendição.
"Levantai as vossas mãos no santuário, e bendizei ao Senhor" Sl. 134:2; "Ouve a voz das minhas súplicas, quando a ti clamar, quando levantar as minhas mãos para o oráculo do teu santuário" Sl. 28:2; "Estendo as minhas mãos para ti; a minha alma tem sede de ti, como terra sedenta" Sl. 143:6.
Bater palmas: sinal de admiração e aprovação.
"batei palmas, todos os povos; celebrai a Deus com vozes de júbilo" Sl. 47:1.
Inclinar-se ou ajoelhar-se (prostrar-se): sinal de reverência, respeito e humildade.
"Vinde, adoremos e prostremo-nos; ajoelhemos diante do Senhor, que nos criou" Sl. 95:6.
Dançar: sinal de alegria, quando espontaneamente.
"de um salto se pôs em pé, passou a andar e entrou com eles no templo, saltando e louvando a Deus" At. 3:8; "louvai-o com adufes e danças; louvai-o com instrumentos de cordas e com flautas" Sl. 150:4. Oferta de movimento: Sinal de ação, dinamismo, vida. Nm. 8:11-13.
Exemplos de:
Celebração de SALVAÇÃO ou LIBERTAÇÃO: "A profetiza Miriã, irmã de Arão, tomou um tamborim, e todas as mulheres saíram atrás dela com tamborins e com danças". Êx. 15:20; "Vindo pois, Jefté a Mispa, a sua casa, saiu-lhe a filha ao seu encontro, com adufes e com danças..." Jz. 11:34.
Regozijo por uma RESTAURAÇÃO: "Davi dançava com todas as suas forças diante do Senhor; e estava cingido duma estola sacerdotal de linho. (...) Ao entrar a arca do Senhor na cidade de Davi, Mical, filha de Saul, estava olhando pela janela, e, vendo ao rei Davi, que ia saltando e dançando diante do Senhor, o desprezou no seu coração" 2Sm. 6:14, 16.
Início
EMOCIONAL X ESPIRITUAL - qual a diferença?
O que é EMOÇÃO?
Emoção é um sentimento que promove uma ação. A emoção flui através de pessoas ou coisas, e influi no modo de vida das pessoas, profundamente. Emoções trazem vida, emoções matam.
Voltemos ao exemplo de Davi. A Bíblia nos diz que Davi era um homem segundo o coração de Deus. Por quê? Por que ele era um grande guerreiro? Por que era um grande estrategista militar? Por que era criativo? Por que era justo? Corajoso? Bonito? Por que ele matou Golias? Ou, ainda por que ele foi ungido rei? Nada disso. Davi foi um homem segundo o coração de Deus porque ele era um adorador. O Espírito Santo ainda não havia sido derramado e ele já pedia: "Não me repulses da Tua presença, nem me retires o Teu Santo Espírito" (Sl. 51:11). Tal era o zelo que Davi tinha para com o louvor na casa do Senhor (você pode ver isto durante todo o livro de I Crônicas), que chegou a fazer instrumentos exclusivamente para isto, como podemos ver em I Cr. 22:5. Mas, um fato marcante na vida de Davi foi o retorno da Arca de Deus ao território de Israel. A Arca simbolizava a presença de Deus no meio do povo, mas havia sido roubada pelos filisteus. Quando Davi decidiu trazê-la de volta para o arraial do povo de Deus, ele pôde expressar toda a adoração ao Senhor. Veja o texto de II Samuel 6.
Evento inicial: O retorno da Arca para Jerusalém.
Sintoma emocional: alegria, gozo, prazer, etc.
Comportamento resultante: dançou, bailou, gritou, cantou, tocou.
A expressão corporal só é genuína quando influenciada pela direção do Espírito Santo e quando seu sentido (emocional) é verdadeiro.
Do que tem sido influenciada nossas emoções hoje? Tem sido saudáveis e edificantes? De onde tem procedido? Somos os Davi(s) do século XX? Temos permitido ao Espírito Santo nos usar como canais de bênçãos para o povo?
Tanto o músico como o seu instrumento de louvor tem o poder de influenciar e atingir o espirito, a alma e o corpo das pessoas. Por este motivo o Senhor nos quer usar: para que o Espírito Santo possa atingir o coração das pessoas, e convencê-las do pecado, da justiça e do juízo, como diz João 16:8. A música tem o poder de alegrar e de entristecer as pessoas, de moldar o nosso caráter, e de mudar as mais diversas situações. Vemos em I Sam. 16:23 que a música acalma; já em II Cro. 20:22 a música venceu batalha; em Josué 6:20, o louvor e o som da música derrubou as muralhas da cidade; em Atos 16:25-26 a música provocou um terremoto que destruiu a prisão. Ainda, em Êxodo 32:17-19, vemos um exemplo de efeito negativo da música: Moisés e Josué desciam do monte Sinai, onde Deus havia dado a lei, e o povo adorava ao bezerro de ouro. Mas, a música que cantavam ao bezerro era tão negativa, que Josué a confundiu com barulho da guerra (v.17).
Existem dois tipos de música: profana e sacra. A música profana é a música não sagrada, não separada para Deus. e, portanto, não traz vitória, restauração, ânimo, etc.; como no caso do bezerro de ouro, parece-se com o som da guerra. Traz depressão, tristeza, opressão. Por outro lado, a música Sacra religa a criatura com o criador. Ela restaura, traz o ânimo, traz vitória, provoca alegria, enfim, é uma verdadeira festa.
A música em sintonia (1Co. 14:8, 15)
Para alcançar o espírito, a alma e o corpo das pessoas, a música não pode ser neutra. Precisa de sintonia, ou seja, um direcionamento que leve a um fim específico, por causa de sua influência na vida do indivíduo. A música precisa estar em sintonia consigo mesma para que entre em sintonia com Deus. A Bíblia nos explica que tudo deve ser feito com ordem e decência. Entendemos, segundo o texto de Lucas 11:24-26 que para o Senhor agir em uma pessoa primeiro Ele limpa e ornamenta a vida da pessoa. Tudo com ordem e decência. Por música em sintonia consigo mesma entenda-se a música bem composta, bem cantada, bem tocada, enfim, feita de forma bela. "Viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom" (Gn. 1:31a). É assim que Ele quer ver o nosso louvor à Ele: muito bom. O Salmo 133 nos diz que na união o Senhor ordena a Sua bênção. Quando as letras, os ritmos, os instrumentos, estiverem unidos em harmonia, numa única melodia, o Senhor ordenará a Sua bênção.
Início
INSTRUMENTOS A SERVIÇO DE DEUS
A Bíblia nos mostra durante todo o seu texto instrumentos sendo usados para o louvor ao Senhor. Em cada parte da Bíblia aparecem instrumentos próprios à sua época. Miriã e as mulheres tocaram tamborins e tambores; Josué e o povo tocaram trombetas em Jericó; Davi tocava harpa. 1Cr. 22:5 nos diz que Davi fez instrumentos exclusivos para serem tocados na casa do Senhor! Hoje tocamos instrumentos que nem existiam naquela época. Tocamos teclados, sintetizadores, guitarras, e o Senhor usa a cada um destes instrumentos e todos os outros que forem colocados à sua disposição.
Utensílios apresentados na Bíblia:
•    Buzina ou Trompa: Sl. 98:6, Os. 5:8
•    Címbalo: 2Sm. 6:5, 1Cr.15:16, 2Cr.29:25, Ed. 3:10, Sl. 150:5, 1Co. 13:5.
•    Gaita de foles: Dn. 3:5.
•    Flauta: Gn. 4:21, Jó 21:12, 30:31, Sl. 150:4.
•    Harpa: Gn. 4:21, 1Sm. 16:23, 2Sm. 6:5, 1Rs. 10:12, 1Cr. 25:3, Ne. 12:27, Jó 21:12, Sl. 137:2, Is 5:12, Ap. 5:8, 14:2, 15:2.
•    Órgão, ou flautas: Gn 4:21.
•    Saltério: 1Sm. 10:15, 2Sm. 6:5, 1Cr. 13:8, 2Cr. 5:12, 9:11, Sl.33:2, 150:3; Dn. 3:5.
•    Cítara: Dn. 3:5.
•    Tambor: Gn. 31:27, 1Sm. 10:5, 18:6, Is. 5:12, 24:8.
•    Tamborim: Ex. 15:20; Jz. 11:34; 2Sm. 6:5; Jó 21:12, Sl. 68:25, 81:2, 150:4
•    Trombeta: Lv. 25:9, Nm. 10:10, 1Re 1:34, 2Re 9:13, 11:14, 2Cr 5:12, 20:28, 29:26, Ed 3:10, Ne 12:31, Is.27:13.
•    Lira: Is. 5:12, 14:11, Am. 5:23, 6:5.
•    Orquestra completa: 1Cr. 23:5.
Os instrumentos devem estar afinados: ICo. 14:7, 8, 2Cr. 5:13, 1Cr. 15:16-19.
A voz é o principal instrumento a serviço de Deus: Icr. 6:31, 25:6, 7, Sl. 47:7.
Início
O MÚSICO A SERVIÇO DE DEUS
Existem, pelo menos, sete requisitos para o músico se colocar a serviço de Deus, no louvor ao Seu nome:
a.    Ter chamada divina para o serviço. Música é um dom natural de Deus. Mas, não basta saber tocar ou cantar; para servir ao Senhor tem que ter um chamado. Para isto, tem que buscar do Senhor este chamado.
b.    Educar-se, buscar habilidades. "Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente..." Tg. 1:5.
c.    Aprimorar-se: A música é vasta. Até mesmo Jesus procurava aprimorar-se em seu ministério. "Crescia o menino e se fortalecia, enchendo-se de sabedoria; e a graça de Deus estava sobre ele". Lc. 2:40.
d.    Ser um verdadeiro adorador. O Pai procura duas coisas: Intercessores e Adoradores. Vemos em João 4:20-24 que o Pai procura adoradores que O adorem em espírito e em verdade.
e.    Desenvolver uma vida com Deus. Lembra-se do por quê Davi era um homem segundo o coração de Deus?
f.    Ser sociável e participante da vida total da Igreja. Conforme o texto de Nm. 1:50-54, os levitas eram responsáveis pelo tabernáculo e tudo o que a ele pertencia. A participação deles na vida da igreja era tão profunda que a ordem de Deus era para que morassem ao redor do tabernáculo.
g.    Ser um evangelista. Tudo, na igreja, tem que resultar em salvação de almas. Não importa se você cuida de crianças, se você trabalha na limpeza, na burocracia, no louvor, na intercessão: o objetivo final da obra de Deus na terra é salvar o perdido. A Bíblia diz que Jesus veio buscar e salvar o que se havia perdido. Então...
Diferença entre estar no Ministério de Música e ser Ministro de música
Ministro, no grego, significa Servo. Portanto, ministrar é o mesmo que servir. "Mas vós não sois assim; pelo contrário, o maior entre vós seja como o menor; e aquele que dirige seja como o que serve" Lc. 22:26. Logo, ministrar é muito mais do que ficar falando entre as músicas, ou enquanto os demais cantam. O ministro de louvor deve ser sempre dinâmico, ter sensibilidade para discernir o ambiente espiritual onde está acontecendo a ministração. Se o ambiente está carregado de opressão, por exemplo, deverá ministrar batalha espiritual; se o ambiente está cheio de jovens, alegre, ele deverá ministrar festa; e assim sucessivamente. Ele deve, também, liderar os demais membros do ministério de louvor, enquanto ministra. Em todos os lugares Deus designa uma pessoa como autoridade; no louvor, é o ministro de louvor, sem dúvida. Assim sendo, tudo o que Deus quer ministrar ao povo, Ele ministrará ao ministro de louvor e, este, como autoridade sobre o restante do grupo, deverá agir de acordo com o mover do Espírito Santo. Porisso mesmo, cabe ao ministro ter também uma boa entonação de voz: deverá falar com firmeza, com autoridade, sem precisar ser autoritário. Ele deve prestar muita atenção para não interromper a música, principalmente nos períodos de adoração, começando, por exemplo, a cantar o início de uma frase quando os demais componentes já estão no meio dela, ou ainda, quando o grupo terminou de tocar a música, ele começar a cantar aleatoriamente uma parte qualquer da letra, principalmente se o ministro não estiver tocando nenhum instrumento.
Estar no ministério de música, ou de louvor, é se colocar em submissão total ao ministro de louvor. Sabendo que o ministro é autoridade constituída por Deus, cabe àqueles que estão no ministério acompanhá-lo, e acatar cada uma de suas determinações. Estas pessoas tem sobre si uma responsabilidade muito grande no fluir do louvor, pois, além de ter que acompanhar o ministro, não pode esquecer da preocupação em se manter sobre o tripé melodia/harmonia/ritmo. Assim, desde o técnico de som até os vocalistas do louvor e o regente do coral (quando houver), todos têm que se preocupar com melodia, harmonia, ritmo e ministração ao mesmo tempo. Se o ministro começa a ministrar adoração, o volume do som tem que diminuir, a intensidade da música também, sem que se perca o ritmo, sem que a música morra. Temos que expressar vida em nosso louvor, e passar vida para as pessoas. Complicado? E quem disse que servir à Deus é fácil? "Dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-me.". Lc. 9:23. Tomar a cada dia a sua cruz não é botar vinte quilos de madeira nas costas e sair carregando: é ser responsável pelo bom andamento dos trabalhos na casa do Pai. Se, por um acaso, acontecer algo durante a ministração com que alguém do ministério não concorde, após o culto este alguém deverá chegar ao ministro ou em quem estiver à frente do ministério e expor o seu ponto de vista. Mas, durante a ministração, quando ocorreu a discordância, siga o ministro. Nunca seja rebelde, muito menos sobre o palco.
Início
A UNÇÃO SOBRE O ADORADOR
Êxodo 28:41
O que é unção? No Antigo Testamento é o ato de se ungir a alguém ou a algo com óleo. Conforme o texto de Êx. 30:22-33, todos os utensílios que haviam e eram usados na Tenda da Congregação deveriam ser ungidos, bem como os sacerdotes. Assim sendo, tudo o que é ungido, sejam coisas ou pessoas, é separado para um fim específico; possui sobre si autoridade. Assim, a UNÇÃO é a consagração sobre aquela pessoa ou coisa, para o uso exclusivo do serviço de Deus (Ex.30:30, Nm. 8:5-6, 9-11).
Ex: Deus ungiu Jesus para o ministério (Is.61:1-3, Lc. 4:18-19).
Objetivo da Unção:
Habilitar, capacitar, consagrar, revestir de autoridade uma pessoa para o cumprimento e desenvolvimento do ministério.
MATERIAL DIVERSO
Filipenses 4:8 (...)
Efésios 5:19 (...)
Salmo 68:4 (...)
"... e quando em uníssono, a um tempo, tocaram as trombetas e cantaram para se fazerem ouvir, para louvar ao Senhor e render-lhe graças; e quando levantaram eles a voz com trombetas, címbalos e outros instrumentos músicos para louvar ao Senhor, porque Ele é bom, porque a Sua misericórdia dura para sempre, então sucedeu que a casa, a saber, a casa do Senhor, se encheu de uma nuvem; de maneira que os sacerdotes não podiam estar ali para ministrar, por causa da nuvem, porque a glória do Senhor encheu a casa de Deus" 2 Cr. 5:13-14.
Início

Nenhum comentário:

Postar um comentário