sábado, 24 de novembro de 2012

AIMAÁS, UM MENSAGEIRO SEM MENSAGEM


Texto Áureo: Isaías 8.20
Verdade Prática: Se não entregarmos fielmente as mensagem de Deus, seremos contados como inimigos do Seu Reino.
Leitura Bíblica: 2 Samuel 18.19-29

Lição 9


INTRODUÇÃO

Aimaás era considerado um homem de bem, pelo próprio rei (2 Sm 18.27). Era um valoroso soldado, e ninguém era tão veloz quanto ele. O seu correr era característico (2 Sm 18.27). Não exageraríamos, se o incluíssemos entre os campeões de Deus. Sua família era das mais nobres, pois era filho do sacerdote Zadoque. Sem dúvida alguma, Aimaás era um homem de muito valor. Todavia, cometeu um deslize que o marcaria para sempre.

No momento mais crítico do reinado de Davi, ele precipitou-se a entregar uma mensagem que deveria ser entregue por outro. Como se isto não bastasse, entregou-a incompleta; e ainda mentiu ao rei (2 Sm 18.20,28,29). Ele não tinha mensagem alguma. Este ato de Aimaás lembra-nos o de muitos pregadores atuais que, não tendo qualquer mensagem da parte de Deus, teimam em assumir nossos púlpitos.

I.                   AIMAÁS, O MENSAGEIRO APRESSADO

Com a morte de Absalão, Joabe apressou-se em avisar o rei que a rebelião já estava debelada. Quem levaria a notícia ao rei? Aimaás não perdeu tempo em apresentar-se. Uma notícia de vitória sempre constituía-se em novas de alegria, e, por conseguinte, o mensageiro nunca deixava de receber uma generosa recompensa. Desta vez, no entanto, a notícia dos exércitos de Davi não seria de todo agradável ao rei. Afinal de contas, Davi lutava contra o próprio filho que, agora, havia sido morto. Por isso, Joabe não quis enviar a Aimaás. Este, porém, insistiu com o general para ser o mensageiro. O que aprendemos desta passagem? Em primeiro lugar, que não devemos ser afoitos em entregar a mensagem de Deus. Em segundo lugar, que devemos ter o cuidado para que a mensagem de Deus não perca a essência, por causa de nossas precipitações.
1.      Apresentando-se a Deus aprovado: Ao jovem pastore Timóteo, recomendou o apóstolo: “Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade” (2 Tm 2.15). Paulo sabia muito bem que se o obreiro não se apresentar aprovado diante do Senhor, nenhum valor terá as lides do Reino. Ele sabia também que a preparação de um obreiro não podia ser feita da noite para o dia, pois necessitou de vários anos em oração e meditações, até achar-se preparado para iniciar a obra para a qual fora convocado. Os dois primeiros capítulos de sua Epístola aos Gálatas dão-nos uma ideia da amplitude de sua preparação. Infelizmente, encontramos muitos obreiros despreparados, procurando assumir os amis elevados cargos na Igreja. Espiritualmente ainda são crianças, mas querem ministrar alimento forte aos mais experientes. São estes neófitos que caem na tentação do Diabo, em consequência de sua soberba (1 Tm 3.6). Não resta dúvida de que muitos destes obreiros são talentosos e, alguns, até eloquentes oradores. Mas isto só não basta. Não basta ter pés velozes como Aimaás. É necessário ter a correção de Cusi, que soube correr no ritmo certo e entregar a mensagem correta ao aflito Davi.
Jovem, se você tem uma chamada para trabalhar na Seara do Mestre, espere humildemente pelo momento oportuno. Enquanto isto, estude, prepare-se em oração e não tenha vergonha de realizar as mais humildes tarefas em sua igreja. Lembre-se! Se formos fiéis no pouco, no muito seremos colocados.
2.      Manejando bem a palavra da verdade: Somente um obreiro paciente e humilde poderá vir a manejar bem a palavra da verdade. Em primeiro lugar, é necessário que o crente, que aspira ao episcopado, seja um dedicado estudioso da Palavra de Deus; que persista em ler e que não se acanhe de perguntar o que não souber. Acaso não procedeu assim o apóstolo Paulo aos pés de Gamaliel? Não procederam assim os discípulos aos pés do Divino Mestre? Os apóstolos esperaram pacientemente durante três anos, aprendendo os mistérios do reino dos céus. E depois da ascensão de Cristo, esperaram mais quarenta dias até que fossem revestidos de poder para iniciarem seus trabalhos como apóstolos do Cordeiro. Se eles não tivessem sido aprovados como discípulos, jamais teriam sido apóstolos.
Precisamos tomar muito cuidado com os “Aimaáses” que querem entregar as  mensagens de Deus e assumir posições ministeriais. Infelizmente, alguns pastores, por falta de vigilância, têm ordenado ao santo ministério homens despreparados em todos os sentidos. Tomemos cuidado, pois, do rebanho de Deus, porque o Sumo pastor está atento. Consideremos que o ministério da palavra é santo e não pode se transformar em negociata. Quanto aos que querem comprar ordenações, deixamos estas palavras de Pedro em At 8.20,21.

II.                AIMAÁS, O MENSAGEIRO INCONVENIENTE.

Diante da insistência de Aimaás, ponderou Joabe: “Tu não serás hoje o portador de novas, porém outro dia as levarás; mas hoje não darás a nova, porque é morto o filho do rei” (2 Sm 18.20). Aimaás, entretanto, não se deu por vencido. Disse que, de uma forma ou de outra correria para dar a mensagem. Com paciência, o general falou-lhe mais uma vez: “Para que agora correrias tu, meu filho, pois não tens mensagem conveniente?” (2 Sm 18.22).
Aimáas não tinha mensagem conveniente, mas queria correr. Ele não se conformava em dividir aas honras com ninguém. Aimaás lembra-nos muitos “pregadores” atuais que, embora não tenham qualquer mensagem, brigam pelos lugares em nossos púlpitos. E quando não pregam, murmuram e até causam divisões. Os tais dizem, ainda, que tem uma imagem a zelar e, que por este motivo, não podem se ausentar dos púlpitos. Ah! Mensageiros de Laodicéia! Se fosseis mais zelosos pelas coisas de Deus, não teríamos hoje rebanhos feridos e dispersos. Cuidado antes do bom nome do Evangelho do que do vosso. Porque o vosso nome um dia perecerá, mas as verdades do cristo Eterno, não. Se não tendes uma mensagem conveniente para a igreja, ficai calados. Deixai que outro mais preparado e ungido fale ao rebanho do Senhor.
A Igreja de Cristo tem resistido a tantas intempéries, porque homens santos de Deus têm-lhe entregado mensagens vindas diretamente do coração de Deus. Se Pedro não tivesse uma mensagem conveniente, as portas da graça não teriam sido abertas no Dia de Pentecoste, nem na casa de Cornélio. Se Paulo não tivesse uma mensagem conveniente, os coríntios, tessalonicenses e gálatas jamais teriam aceitado a fé. Se Daniel Berg e Gunnar Vingren não tivessem tido uma mensagem conveniente, não teríamos hoje a obra pentecostal em terras brasileiras.

III.             AIMAÁS, O MENSGEIRO SEM MENSAGEM

Diz-nos o texto bíblico, que Aimaás conseguiu ultrapassar Cusi. Mas, quando se apresentou ao rei, entregou-lhe uma mensagem incompleta. Uma mensagem que trouxe apenas dúvidas ao monarca. E o mal só foi desfeito com a chegada de Cusi que, apesar de não ser tão rápido quanto Aimaás, era portador de uma mensagem conveniente e completa. Era mensagem de luto, mas foi entregue sem qualquer corte.
1.      A mensagem do Evangelho completo: Na primeira Epístola aos Coríntios, enfatizou o apóstolo: “Porque nada me propus saber entre vós, senão a Jesus Cristo, e este crucificado” (1 Co 2.2). Se o apóstolo desejasse, poderia tratar de outras assuntos com os coríntios. Afinal de contas, era um homem versado nas letras gregas, hebraicas e latinas. Preferiu, no entanto, entregar todo o recado de Deus. Que entreguemos o recado de Cristo conforme o encontramos nas Escrituras Sagradas.
2.      A responsabilidade do mensageiro: Como o mensageiro de Deus, devemos estar preparados a entregar o recado de Deus com convicção e coragem. Se não o fizermos, seremos chamados a prestar contas diante do Supremo Juiz. Foi exatamente isto o que disse o Senhor ao profeta Ezequiel: “Quando eu disser ao ímpio: Certamente morrerás; não o avisando tu, não falando para avisar o ímpio acerca do seu caminho ímpio, para salvar a sua vida, aquele ímpio morrerá na
sua maldade, mas os eu sangue da tua mão o requererei” (z 3.18).
A mesma responsabilidade recebemos nós de Cristo Jesus. Se não pregarmos o evangelho a tempo e a fora de tempo, conforme nos exorta Paulo, seremos responsabilizados pelas almas que se perderem. Preguemos, pois, a Palavra de Deus. Que a mensagem divina em nossos lábios seja sempre completa e conveniente. Ainda que dura e amarga, devemos entrega-la integralmente. Não somos atalaias de Deus? Não sejamos como Aimaás que não possuía mensagem alguma a entregar. Que o Todo Poderoso nos ajude nesta tão árdua, mas abençoada missão

Fonte: Lições Bíblicas (Jovens e Adultos)
Editora: CPAD
Trimestre: 3º/ 1991
Comentarista: Adilson Farias Soares
Tema Central: Personagens do Antigo Testamento
Páginas: 31 - 34

7 comentários:

  1. Muito bom e oportuno. Deus abençoe!

    ResponderExcluir
  2. Excelente estudo, já preguei sobre isso e pregadeira de bono, esse esrues me ajudara muito, Deus abençoe 🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  3. Paz amado, muito boa a interpretação do texto, no entanto,do mesmo texto extrai outra mensagem, tive outro olhar sobre a atitude de Aimaás, que também pode nos edificar.Aqui não é possível colocar o entendimento que o Senhor me deu, mais glorifico a Ele pela abundante riqueza que podemos extrair da sua Palavra! Na paz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tbm tive outro entendimento... Entendi que ele sabia exatamente o que estava fazendo... ele optou em ser o portador de boas novas!

      Excluir
  4. Creio que tive a mesma visão da Sueli ai em cima ...revelação ...Aimaas ...se ele fosse inconveniente, apressado , e sem mensagem , não teria casado com a filha do Rei ....

    ResponderExcluir
  5. neste caso entendo que o amado que nos dá este estudo quis mostrar a atitude de Aimaás quanto ao momento em questão...a guerra e o teor da mensagem a ser entregue pelo mensageiro ao rei. Não se trata aqui da pessoa de Aimaás quanto pessoal, mas sim sobre o contexto da guerra que estavam enfrentando no momento e a morte de Absalão, que ele não tinha certeza do ocorrido, já o cuxita sim, tinha visto e sabia o que falaria na presença do rei. Pelo menos este é o meu ponto de vista quanto a interpretação do irmão. Na paz que excede todo entendimento. Do irmão Diácono Leonardo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vdd Dc Leonardo a mensagem nada fala da vida do mensageiro, e sim da mensagem vaga que ele queria entregar, não importando se ela estava incompleta, ele queria ser o mensageiro, mas a mensagem já havia sido entregue a outro, tenhamos cuidado para não seremos mensageiros de mensagens sem o contexto bíblico. Que Deus abençoe a todos!!

      Excluir