Texto Áureo: 2 Reis 1.7,8
Verdade Prática: A vida de Elias é uma
história de fé e coragem. Ele revela como Deus soberanamente escolhe pessoas
simples para torna-las gigantes espirituais
Leitura Bíblica: 1 Reis 17.1-7
Lição 02
INTRODUÇÃO
Nesta
lição, estudaremos mais detalhadamente os fatos relacionados à vida e à obra de
um dos maiores personagens da história sagrada. Elias aparece nas páginas da
Bíblia como se viesse do nada. De fato a Escritura silencia sobre a identidade
de seus pais e também de sua parentela; diz apenas que ele era tisbita, dos
moradores de Gileade! Parece muito pouco para um homem que irá ocupar um grande
espaço na história bíblica posterior.
Todavia
é esse homem enigmático que protagoniza os fatos mais impactantes na história
do profetismo de Israel. Isso acontece quando denuncia os desmandos do governo
dos seus dias e desafia os falsos profetas que infestavam o antigo Israel.
Elias é um modelo de autenticidade e autoridade espiritual a quem devemos
imitar.
I.
A IDENTIDADE
DE ELIAS
1.
Sua terra e
sua gente: O relato sobre a vida do profeta Elias inicia-se com uma
declaração sobre a sua terra e seu povo: “Então, Elias, o tisbita, dos
moradores de Gileade” (1 Rs 17.1). Estas palavras põem no cenário bíblico uma
das maiores figuras do movimento profético. Elias era de Tisbe, um lugarejo
situado na região de Gileade e a leste do rio Jordão. Esse lugar não aprece em
outras passagens bíblicas, mas é citado somente no contexto do profeta Elias (1
Rs 21.17; 2 Rs 1.3,8; 9.36). Elias se tornou muito maior do que o meio no qual
vivia. Na verdade, não foi Tisbe que deu nome a Elias, mas foi Elias que
colocou Tisbe no mapa!
Davi,
Pedro, Paulo, também construíram uma história cheia de sentido e significância.
Todos nós deveríamos imitá-los e viver de tal modo que a nossa história se
tornasse um testemunho para a posteridade.
2.
Sua fé e seu
Deus: O nome do profeta Elias já revela algo de sua identidade, pois
significa Javé é o meu Deus ou ainda Javé é Deus. Elias era um israelita e como
tal professava sua fé no Deus verdadeiro que através da história havia se
revelado ao seu povo. Com o desenrolar dos fatos vemos o profeta afirmando essa verdade. Por exemplo, quando desafiava
os profetas de Baal, Elias orou: “Ó Senhor, Deus de Abraão, de Isaque e de
Israel, manifeste-se hoje que tu és Deus em Israel, e que eu sou teu servo’ (1
Rs 18.36). deus era o Senhor dos patriarcas: da nação de Israel e Elias era um
servo dEle! Deus era o Senhor de Abraão, um dos maiores personagens da história
bíblica, mas Elias estava consciente de que Ele também era os eu Deus!
Assim
como Elias, o crente deve saber de forma precisa quem é seu deus para que dessa
forma possa ter uma fé viva e não vacilante.
II.
O MINISTÉRIO
PROFÉTICO DE ELIAS
1.
Sua vocação e
chamada: A vocação e chamada de Elias foram divinas da mesma forma como
foram as vocações e chamadas dos demais profetas canônicos. Esse fato é logo
percebido quando vemos o profeta Elias colocar Deus como a fonte por trás de
suas enunciações proféticas: “Vive o Senhor, Deus de Israel, perante cuja face
estou” (1 Rs 17.1). Em outra passagem bíblica Elias diz que suas ações
obedeciam diretamente a uma determinação divina (1 rs 18.36). Somente um
profeta chamado diretamente pelo Senhor poderia falar dessa forma.
De
uma forma geral, todo cristão foi chamado para a salvação, porém, alguns foram
chamados para tarefas especiais. É a nossa vocação e chamada quem nos habilita
para a obra do Senhor.
2.
A natureza do
seu ministério: A natureza divina e, portanto sobrenatural do
ministério do profeta Elias é atestada pela inspiração e autoridade que o
acompanhavam. A história de milagres. É uma história de intervenções divinas no
reino do Norte, Encontramos por toda parte nos livros de Reis as marcas da
inspiração profética no ministério de Elias. Isso é facilmente confirmado pelo
escritor bíblico quando se refere à morte de Jezabel (2 Rs 9.35,36). Assim como
Elias predisse, aconteceu! Elias possuía inspiração e autoridade espiritual.
De
nada adianta possuir um ministério marcado pela popularidade e fama se ele é carente
de autoridade e poder divino.
III.
ELIAS E A
MONARQUIA
1.
Buscando a
justiça: Na história do profetismo bíblico observamos a ação dos
profetas exortando, denunciando e repreendendo aos reis (1 Rs 18.18). O livro
de 1 Reis mostra que o profeta Elias foi o primeiro a atuar dessa forma. Na
verdade as ações dos profetas revelam uma luta incansável não somente em busca
do bem-estar espiritual, mas também social do povo de Deus. Quando um monarca
como o rei Acabe se afasta de Deus, as consequências poderiam logo ser
percebidas na opressão do povo. A morte de Nabote, por exemplo, revela essa
fato de uma forma muito clara (1 Rs 21.1-16). Acabe foi confrontado e
denunciado por Elias pela forma injusta como agiu!
2.
A restauração
do culto: Como vimos, os monarcas bíblicos serviam tanto de guias
políticos como espirituais do povo. Quando um rei não fazia o que era reto
diante do Senhor, logo suas ações refletiam nos seus súditos (1 Rs 16.30). A
religião, portanto, era uma grande caixa de ressonância das ações dos reis
hebreus. Nos dias do profeta Elias as ações de Acabe e sua mulher Jezabel
sofreram oposição ferrenha do profeta porque elas estavam pulverizando o
verdadeiro culto (1 Rs 19.100. em um diálogo que teve com deus, Elias afirma
que a casa real havia derrubado o altar de adoração ao Deus verdadeiro e em seu
lugar levantado outros altares para
adoração aos deuses pagãos. Como profeta de Deus coube a Elias a missão de
restaurar o altar do Senhor que estava em ruinas (1 Rs 18.30).
IV.
ELIAS E A
LITERATURA BÍBLICA
1.
No Antigo
Testamento: Até aqui vimos que os dois livros de Reis e uma porção do
livro das Crônicas trazem uma ampla cobertura do ministério profético de Elias.
O Antigo Testamento mostra que com Elias tem inicio a tradição profética dentro
do contexto da monarquia. Foi Elias quem abriu caminho para outros profetas que
vieram depois. Mas Elias não possuía apenas um ministério de cunho profético e
social, seu ministério também era escatológico. Malaquias predisse o aparecimento
de um profeta como Elias antes “do grande e terrível dia do senhor”! (Ml 4.5).
2.
No Novo
Testamento: Em o Novo Testamento encontramos vários textos associados à
pessoa e ao ministério do profeta Elias. Jesus identifica João, o batista, como
aquele que viria no espírito e poder de Elias (Lc 1.17; Mt 17.10-13). No monte
da transfiguração, o evangelista afirma que Elias e Moisés falavam com o
Salvador acerca da sua “partida” (Mt 17.3; Lc 9.30,310. Quando o Senhor
censurou a falta de fé em Israel, ele trouxe como exemplo a visita que Elias
fizera a viúva de Sarepta (Lc 4.24-26). No judaísmo dos tempos de Jesus, Elias
era uma figura bem popular devido aos feitos miraculosos, o que levou alguns
judeus acharem que Jesus seria o Elias redivivo (Mt 16.14; Mc 6.15; 8.28).
CONCLUSÃO
Os
comentaristas bíblicos observam que os capítulos 17 - - 22 do livro de 1 Reis,
que cobrem o período do reinado de Acabe, mostram que o declínio religioso
termina com arrependimento ou julgamento divino. De fato, observamos que a
mensagem profética de Elias visava primeiramente a produção de arrependimento e
não a manifesta~~ao da ira divina. Isso é visto claramente quando Acabe se
arrepende e o senhor adia o julgamento que havia sido profetizado para os seus
dias (1 Rs 21.27-29). Fica, pois a lição para nós revelada na história do
profeta Elias: a graça de Deus é maior do que o pecado e suas consequências.
Fomos alcançados por essa graça!
Fonte: Lições Bíblicas (Jovens e
Adultos)
Editora: CPAD
Trimestre: 1º/2013
Comentarista: José Gonçalves
Tema Central: ELIAS E ELISEU – Um Ministério de Poder para toda a
Igreja
Páginas: 11 - 16
Muito bom.
ResponderExcluirMuito boa explicação. Só corrigi alguns erro de digitação e algumas palavras que fala do Deus verdadeiro, por que ficou muitas com esse d quando na verdade é com esse D Deus abençoe
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