sexta-feira, 16 de agosto de 2013

A BELEZA DO SERVIÇO CRISTÃO


Texto Áureo: João 13.14

Verdade Prática: A vida cristã só faz sentido neste mundo quando servimos a Deus e ao próximo em perfeito amor.

Leitura Bíblica: João 13.12-17; Atos 2.42-47

 

Lição 07

 

INTRODUÇÃO

 

É com amor altruísta e desinteressado que devemos servir ao Senhor Jesus e ao próximo. No Reino de Deus, o serviço só tem valor quando o amor divino esta presente no coração daqueles que professam servir a Jesus (1 Co 13.3). Por conseguinte, servir ao próximo, como Jesus ensinou, equivale a servir a Deus.

Libertos da servidão do pecado, trabalhemos com alegria e ação de graças para o nosso Senhor e Rei (Mt 20.28). Auxiliemos ao nosso próximo como gostaríamos de ser auxiliado (Mc 12.31; Lc 10.25-37; 1 Jo 3.16). Esta é a mais perfeita lei do amor.

 

I.                   AS CARACTERÍSTICAS DO SERVO DE CRISTO

 

1.       Amor: O amor, a disposição em servir a deus e ao próximo, a abnegação e a diligência são marcas registradas do servo que realmente ama a Cristo. Ele está sempre disposto a apoiar e ajudar ao próximo, sem esperar nada em troca. Como Isaías – “Eis-me aqui” (Is 6.8) – é a sua filosofia de vida. O servo fiel não tem preferência por tarefa, pois seu desejo é ajudar ao necessitado. Para o servo de Cristo não há tarefas boas ou ruins, pois o amor a Deus e ao próximo faz com que todos os obstáculos sejam transpostos (1 Jo 4.18).

2.      Compromisso: Servir a Deus é um grande privilegio. Como servo do Altíssimo temos um compromisso com Ele e com o próximo (Mc 12.30,31). Temos uma missão a cumprir. Devemos executá-la com excelência (Lc 9.62), pois o verdadeiro servo procura sempre dar o seu melhor (Ef 6.5-9). Com zelo e cuidado o servo deve demonstrar o amor divino por intermédio de suas ações e palavras, exaltando sempre o nome do Senhor. O seu alvo e a sua meta são: “darei o melhor de mim”.

3.      Humildade: Aquele que serve ao Senhor não deve jamais vangloriar-se dos seus feitos, pois nossa capacidade e recursos vêm de Deus (2 Co 3.5). Todo o sucesso na obra de Deus deve ser atribuído tão-somente ao Todo-Poderoso (Fp 2.13). reconhecer esta verdade ajuda-nos  a blindar a alma contra o orgulho, a vaidade, o egoísmo, a hipocrisia e outras armadilhas do coração (Pv 4.23; Mt 15.19). manter um caráter íntegro no exercício do serviço cristão tem de ser o nosso objetivo.

 

II.                O SERVIÇO CRISTÃO

 

1.      Ordenado pelo Senhor: Jesus, nosso Mestre, deu-nos o inigualável exemplo de serviço (Mt 20.28). A Bíblia Sagrada faz alusão às palavras de Cristo sobre a honra que o pai Celestial concederá àqueles que os ervem: “Se alguém me serve, siga-me, e, onde eu estiver, ali estará também o meu servo. ER, se alguém me servir, meu pai o ho0narárá” (Jo 12.26). Servir a Cristo requer um compromisso pessoal com Ele, guardando os seus ensinamentos, negando a nós mesmos e seguindo-o incondicionalmente (Mc 8.34).

2.      Em relação a deus: Também servimos ao Senhor mediante a nossa adoração. A palavra adoração, no grego, é um termo que designa ministério ou serviço; é o culto ao Supremo Criador (Lc 1.23; Hb 10.11; Jo 4.23,24). O termo também é usado para indicar o culto da Igreja Primitiva (At 2.42). Portanto, o culto cristão é celebração, é vida, é entrega, é serviço para e a Deus.

3.      Em relação ao próximo: O livro de Atos dos Apóstolos mostra que a Igreja Primitiva possuía um cuidado singular para com os necessitados (2.42-47). Ela estabeleceu, inclusive, um fundo social para ampará-los (2.45; 4.34,35). Este comportamento esta consoante ao ensino de Cristo (Mc 12.31) e ao dos apóstolos: “Então, enquanto temos tempo, façamos o bem a todos” (Gl 6.10). Precisamos seguir o exemplo dos crentes da Igreja Primitiva, promovendo o Evangelho e o alivio do sofrimento alheio (At 6.1-7).

 

III.             A MISSÃO DA IGREJA NESTE MUNDO

 

1.      Proclamar a palavra de Deus: A Igreja precisa, com urgência, levar o Evangelho de Cristo até os confins da terra. Para cumprir plenamente a sua missão, ela deve utilizar-se de todos os meios disponíveis: Rádio, jornais, culto ao ar livre, campanhas evangelísticas, etc. A mídia, quando utilizada com eficiência, ética e sabedoria, tem um papel preponderante na proclamação da mensagem cristã.

2.      Viver em comunhão: O amor e a comunhão entre os irmãos são a prova do fervoroso amor da Igreja ao Senhor. Onde há contendas e divisões, a igreja esfria-se em seu amor a Cristo e ao próximo. O amor e a comunhão são características que evidenciam o tipo de relação que tem de haver entre nós e o Senhor Jesus. Tais características servem de testemunho aos não-crentes, pois demonstram, na prática, a mensagem que pregamos (Jo 13.34,35; At 2.42,47; 2 Co 8.4; 1 Jo 1.70. A comunhão dos santos pode ser vista na experiência da conversão (1 Jo 1.3), na participação da Ceia do Senhor (1 Co 10.16), nos sofrimentos alheios (Fp 3.10; Tg 5.16) e no relacionamento com nossos irmãos em Cristo (Rm 12.18; Ef 2.14; Hb 12.14).

3.      Servir a Deus e ao próximo: Salvos em Cristo temos a responsabilidade e o compromisso de servir a Deus e ao próximo (Mc 10.43; 2 Co 8.13,14; Hb 6.10). A dedicação do servo de Deus Gr. Diakonia) para com o necessitado é uma expressão de fé e espiritualidade por expressar o amor de Deus (1 Jo 3.16). Não podemos esquecer-nos de que a fé e a ação devem caminhar juntas. A Palavra de Deus assegurar-nos que AA “fé sem obras é morta” (Tg 2.7). Infelizmente, muitos confessam a Cristo como Salvador, mas não servem a Deus e nada fazem em favor do seu semelhante.

 

CONCLUSÃO

 

A pregação da Palavra de Deus, a comunhão e a prática do serviço formam o tripé da Missão Integral da Igreja. O homem é um ser integral. Portanto, o Evangelho de Cristo também é integral. Eis porque temos de pregar o Evangelho a toda criatura, amenizar o sofrimento do enfermo, matar a fome ao faminto e amparar aqueles que precisam de um ombro amigo. Quando os crentes colocam-se à disposição de Deus para realizar a sua obra integralmente a igreja local também cumpre integralmente, o serviço cristão (Mt 28.19,20; Gn 1.26,28).

 

 

Fonte: Lições Bíblicas (Jovens e Adultos)

Editora: CPAD

Trimestre: 3º/2011

Comentarista: Wagner Gaby

Consultor Doutrinário e Teológico: Antonio Gilberto

Tema Central: A MISSÃO INTEGRAL DA IGREJA – Porque o Reino de Deus está entre vós

Páginas: 50 - 55

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário