sexta-feira, 9 de março de 2012

OS PERIGOS DA TEORIA DA EVOLUÇÃO


Texto Áureo: Gênesis 2.7
Verdade Prática: O ser humano não é produto da evolução. Ele foi criado por Deus segundo a sua imagem e semelhança. Qualquer outra explicação não passa de hipóteses e devaneios da chamada falsa ciência.
Leitura Bíblica: Gênesis 1.11,12, 20,21,24,27

Lição 5

INTRODUÇÃO

O evolucionismo tem levado grande parte da humanidade à descrença no Criador. Esta teoria, fraudulenta e diabólica, continua desafiando a Bíblia, o bom senso e a verdadeira ciência.

I.                   A ORIGEM DA VIDA

  1. O que diz a “falsa ciência”: O materialismo científico explica que, além de a matéria ter surgido de uma “Grande Explosão”, a vida teve origem ao acaso. Isso é tão absurdo quanto acreditar que um monte de alumínio, ferro, plástico e fios possam se unir, aleatoriamente, para formar um avião; ou que tijolos, cimento, ferro e telhas se juntem, também aleatoriamente, para formar um edifício.
É por isso que a Bíblia assevera a respeito dos ímpios: “Por causa do seu orgulho, o ímpio não investiga; todas as suas cogitações são: Não há Deus” (Sl 10.4; 14.1). A explicação do materialismo quanto à existência do Universo é um atentado contra a Palavra de Deus, mas contra esta não prevalece.
  1. O que nos garante a Bíblia: A vida é um milagre produzido diretamente por Deus. Ele criou o tempo, o mundo físico, os vegetais, os animais e o homem à sua imagem, conforme a sua semelhança (Gn 1.26,27). A Bíblia sustenta esta verdade: “Digno és, Senhor, de receber glória, e honra, e poder, porque tu criaste todas as coisas, e por tua vontade são e forma criadas” (Ap 4.11).

II.                ORIGEM DOS SERES VIVOS

  1. O que diz a falsa teoria da evolução: De acordo com o naturalista inglês Charles Robert Darwin (1809 – 1882), a vida surgiu ao acaso. Segundo ele, o primeiro organismo vivo teria aparecido por uma casualidade há cerca de 3,5 bilhões de anos! Para que esse processo evolutivo se tornasse crível, Darwin elaborou algumas hipóteses estúpidas e absurdas.
a)      A seleção natural: De acordo com esse princípio, a natureza seleciona os que têm condições de sobreviver e os que devem ser extintos através de uma competição pela sobrevivência. Ou seja: os mais fortes sobrevivem e os mais fracos são eliminados. É de pasmar como certos cientistas podem crer nas mentiras de Darwin.
b)      As novas espécies: Os evolucionistas crêem que os seres vivos passam por constantes mutações, transmitindo novas características a seus descendentes, dando origem a novas espécies.
  1. O que a Bíblia assegura: “E disse Deus: produza a terra erva verde erva que dê semente, árvore frutífera que dê fruto segundo a sua espécie... Produzam as águas abundantemente répteis de alma vivente; e voem as aves sobre a face da expansão dos céus. E Deus criou as grandes baleias, e todo réptil de alma vivente que as águas abundantemente produziram conforme as suas espécies, e toda ave de asas conforme a sua espécie... Produza a terra alma vivente conforme a sua espécie; gado, e répteis, e bestas-feras da terra conforme a sua espécie. E assim foi...” Tudo conforme a sua espécie (Gn 1.11,12, 21,24).
Esta é a lei estabelecida pelo Criador. Todos os animais vieram a existir conforme a sua espécie, não cabendo, aqui, nenhum lugar para o evolucionismo: “Pela palavra do Senhor foram feitos os céus; e todo o exército deles, pelo espírito da sua boca” (Sl 33.6; 2 Rs 19.15; Is 37.16; Ap 14.7). Isto significa que pó homem não evoluiu de animal algum, mas foi criado diretamente por Deus.

III.             O QUE DIZ A VERDADEIRA CIÊNCIA

  1. Sobre a seleção natural: A biologia moderna prova que as variações verificadas no ser humano ocorrem no DNA, e não apresentam qualquer evidência que surgira ter o homem se originado de organismos diferentes ou inferiores a si mesmo. Ou seja: a estrutura biológica do ser humano continua a mesma desde o dia em que Deus criou Adão e Eva.
  2. Sobre novas espécies: Não há qualquer evidência que comprove, ou indique que novas espécies surgiram, ou estão surgindo. A família dos cães permanece a mesma, quer estejam esses animais vivos que fossilizados. Uma espécie de planta jamais se transforma em outra. Uma ameba permanece sempre ameba, um gato sempre será gato; uma mosca será sempre mosca.
  3. Não há elos perdidos: Não há qualquer evidência que comprove a existência de formas transitórias entre as espécies nem dos chamados elos perdidos. Todas as evidências confirmam a fixidez e constância das espécies, conforme a fixidez e constância das espécies, conforme o relato de Gênesis: “E disse Deus: Produza a terra alma vivente conforme a sua espécie; gado, e répteis, e bestas-feras da terra conforme a sua espécie. E assim foi” (Gn 1.24 – grifo nosso).

IV.              A ORIGEM DO HOMEM

  1. O que diz a falsa ciência: Os cientistas ateus dizem que o homem surgiu através de uma seqüência evolutiva que, partindo de seres inferiores, resultou no macaco, do qual teria vindo o ser humano.
  2. O que a Bíblia assegura: “E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança;... E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou...” (Gn 1.26,27). Deus criou os demais seres vivos mediante uma palavra (produza). Todavia, chamou o homem à existência de um modo bem diferente: “Façamos

CONCLUSÃO

A falsa ciência é de inspiração diabólica e tem por objetivo afastar as pessoas de Deus e de sua Palavra, que é a verdade eterna (Sl 119.160; Jo 17.17). Por conseguinte, não houve qualquer processo evolutivo no aparecimento do homem; este veio a existir através de um ato criativo imediato do próprio Deus.


Fonte: Lições Bíblicas (Jovens e Adultos)
Editora: CPAD
Trimestre: 2º/ 2007
Comentarista: Elinaldo Renovato
Consultores Doutrinários e Teológicos: Antonio Gilberto
Tema Central: Tempos trabalhosos – Como orientar os desafios deste século.
Páginas: 23 - 26

Nenhum comentário:

Postar um comentário