sexta-feira, 9 de março de 2012

A ORIGEM DO UNIVERSO

Texto Áureo: 1 Timóteo 6.20
Verdade Prática: Não há o que se discutir: Deus criou os céus e a terra e os sustém com o seu infinito poder.
Leitura Bíblica: Salmos 19.1-6; 136.3,5-9; Hebreus 11.3

Lição 4

INTRODUÇÃO

Ao meditarmos sobre a grandeza do Universo, vemos quão magnífico é Deus sobre todas as coisas criadas. A Igreja de Cristo tem por obrigação mostrar a verdade sobre a criação dos céus e da terra através das Sagradas Escrituras. O assunto é de especial importância para todos os crentes, pois visa capacitá-la a combater os argumentos e hipóteses materialistas que se opõem à fé cristã.

I.                   A GRANDEZA DO UNIVERSO

  1. A grandeza do Universo revela o Criador: “Os céus manifestam a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos” (Sl 19.1). O Universo, onde está situado o pequeníssimo planeta Terra, possui cerca de 100 bilhões de estrelas, além do Sol; sendo apenas um entre um bilhão de outros universos conhecidos! Todavia, Deus a todos conhece, pois todos eles foram criados e são mantidos por Ele.  
2.      A diminuta dimensão da Terra em relação ao Universo: A Terra faz parte do sistema solar, que inclui o Sol e os planetas que, por sua vez, fazem parte de uma galáxia situada num conjunto de 200 bilhões de estrelas. A Terra se desloca nesse sistema à velocidade de 218 quilômetros por segundo! O Sol é 1.500.000 vezes maior que a Terra, sendo considerada uma estrela de quinta grandeza. A Bíblia afirma: “...não se pode contar o exército dos céus, nem medir-se a areia do mar...” (Jr 33.22). O Universo é tão grande que Deus considera as nações “como a gota de um balde e como o pó miúdo das balanças”... ”são como nada perante ele” (Is 40.15,17).
3.      A origem do Universo segundo a falsa ciência: A falsa ciência ensina, nas escolas seculares, que o Universo “surgiu por acaso” há cerca de 20 bilhões de anos, a partir de uma “Grande Explosão”. Para os materialistas, o Universo não foi feito por um Criador onipotente e soberano. Crianças, adolescentes e jovens são enganados com esse tipo de ensino anticristão. Todavia, a falsa ciência não consegue explicar o que existiu antes do aparecimento do Universo. Nós, porém, sabemos que somente um eterno Criador infinitamente sábio e poderosos é capaz de explicar a grandeza, a ordem e o funcionamento do macrocosmo (Gn 1.1; Jó 38).

II.                O QUE DIZ A BÍBLIA OBRE A ORIGEM DO UNIVERSO

  1. Deus criou o Universo: As Escrituras Sagradas mostram claramente a origem do Universo do seguinte modo: “No princípio, criou Deus os céus e a terra” (Gn 1.1). “E disse Deus: Haja luminares na expansão dos céus... e fez as estrelas” (Gn 1.14,16). Esta é a verdade sobre a origem do mundo de acordo com a palavra de Deus. As teorias cosmológicas alheias à Bíblia são fraudulentas e enganosas. Do gênesis a Apocalipse a Bíblia reafirma que Deus, de fato, criou o Universo (Ap 4.11; 10.6; 14.7).
  2. O Universo foi criado de modo organizado, e não caótico
a)      No primeiro dia: Deus criou a luz cósmica; fez separação entre a luz e as trevas, e criou o “Dia” e a “Noite” (Gn 1.1-5); não era ainda a luz solar, mas a luz cósmica, que está presente em todo o espaço sideral.
b)      No segundo dia: deus fez “uma expansão no meio das águas”, provavelmente águas em estado gasoso, acima e abaixo da “expansão”, e criou os “céus” (Gn 1.6-8);
c)      No terceiro dia: Deus criou a Terra, os mares e a vegetação (Gn 1.9-13);
d)      No quarto dia: Deus criou o Sol, a Lua e as estrelas (Gn 1.14-19);
e)      No quinto dia: Deus determinou que as águas produzissem “répteis”, “aves” e “grandes animais aquáticos” (Gn 1.20-23);
f)       No sexto dia: Deus criou os animais terrestres e o homem (Gn 1.24,26). O ser humano não “evoluiu” dos seres irracionais, como a falsa ciência ensina (1 Tm 6.20), mas é um ser especial, criado por Deus, como afirma a Bíblia (Gn 1.26-29; 2.7-22; 5.1,2).
  1. Deus fez todas as coisas: João, em seu evangelho, afirma a respeito de Jesus na criação do Universo: “No princípio, era o verbo, e o verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por Ele, e sem Ele nada do que foi feito se fez” (Jo 1.1-3; Sl 33.6). por outro lado, a Bíblia registra que os escarnecedores ignoram que os céus e a terra foram criados pela Palavra de Deus (2 Pe 3.5).

III.             O QUE DIZ A VERDADEIRA CIÊNCIA

  1. A verdadeira ciência confirma a Bíblia: A ciência constata que o Universo veio a existir exatamente como a Bíblia no-lo descreve. Embora não tenhamos suficiente espaço para explorar exaustivamente o assunto, basta citarmos o que escreveu o autor da Epístola aos Hebreus: “Pela fé, entendemos que os mundos, pela Palavra de Deus, foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente” (Hb 11.3).
  2. O “deus” dos materialistas: Eles acreditam no “deus” acaso. Crêem que o Universo, com bilhões de corpos celestes, incluindo a Terra, surgiu mediante uma “grande explosão”. Essa “fé” no acaso é cega, privada de reflexão e equivale a um fanatismo religioso radical. A Bíblia prevê esse tipo de mentalidade e, por isso, assegura que Deus tornou louca a sabedoria deste mundo (1 Co 3.19).
Exaltemos a Deus por conhecermos a origem do Universo, por , meio das Escrituras, que assevera com segurança e certeza: “No princípio, criou Deus os céus e a terra” (Gn 1.1).

CONCLUSÃO

Somente as Escrituras, a inerrante e completa Palavra de Deus, têm a única e mais lógica explicação para a origem do Universo. Negar a existência de um plano elaborado e executado por um Criador onisciente, onipotente e onipresente é negar a própria lógica do Universo, estudado pela Astronomia, pela Física, pela Química e por outras ciências correlatas. Cumpre-se o que assegura, de modo eloqüente, a palavra de Deus: “Os céus manifestam a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos” (Sl 19.1). Ver também Pv 3.19; Is 42.5; 45.12,18.


Fonte: Lições Bíblicas (Jovens e Adultos)
Editora: CPAD
Trimestre: 2º/ 2007
Comentarista: Elinaldo Renovato
Consultores Doutrinários e Teológicos: Antonio Gilberto
Tema Central: Tempos trabalhosos – Como orientar os desafios deste século.
Páginas: 19 - 22

Nenhum comentário:

Postar um comentário