SUBSÍDIOS PARA O ESTUDO DE COLOSSENSES
Lição 7
O poder da persuasão dos falsos mestres era patente em Colossos. Por isso, Paulo adverte aos crentes que não se permitam ser julgados pelo que comem ou que bebem, nem por costumes impostos por pessoas que tinham uma aparência de humildade. Paulo identifica essas pessoas com as características listadas em Colossenses 2.18:
- Dominavam a seu bel-prazer: Não havia um padrão correto e ético nos ensinos dos falsos mestres, e estes costumavam impor suas idéias e ensinamentos de acordo com seus próprios interesses, e não segundo a vontade de Deus. Da mesma forma, existem hoje pessoas que, ao invés de se preocuparem em manter corretamente suas vidas, preocupam-se em como dominarão as vidas alheias. Paulo nos adverte a observar nossas próprias vidas (1 Co 11.28).
- Com pretexto de humildade: O apóstolo Paulo enfatiza que a característica é “pretexto de humildade”, e não a humildade verdadeira. A falsa humildade é percebida com o passar do tempo, quando a pessoa age sem conformidade com o que alega possuir. Pretexto de humildade camufla um espírito orgulhoso e altivo.
- Culto aos anjos: Os anjos novamente são citados por Paulo (Cl 1.16 e 2.18). os mensageiros dos deuses pagãos recebiam adoração, e os falsos mestres tentavam impor aos colossenses a adoração aos mensageiros celestes, como se eles fossem dignos disso.
- Metendo-se em coisas que não viu: Existem hoje, como existia entre os colossenses, pessoas que alegam ter visões vindas de Deus, e que na verdade, são de suas próprias mentes. Elas seguem o padrão de erro citado pelo apóstolo; tentam se impor de acordo com sua própria vontade; usam a falsa humildade para se aproximarem dos outros; dão mais valor aos anjos, que são criaturas de Deus; e terminam alegando ter visões vindas do alto.
Heresias serão combatidas com maior eficiência se estivermos andando com Deus, atribuindo-lhe a glória devida, meditando em sua Palavra e vigiando contra falsas doutrinas.
Fonte: Revista “O Ensinador”.
Por: Alexandre Coelho
Página: 39AS HERESIAS E O CULTO AOS ANJOS
Nenhum comentário:
Postar um comentário