quarta-feira, 8 de agosto de 2012

CRISTO O QUE BATIZA COM O ESPÍRITO SANTO


Texto Áureo: Mateus 3.11
Verdade Prática: O batismo com o Espírito Santo é o caminho do poder, da unção e da operação soberana que a Igreja deve seguir.
Leitura Bíblica: João 1.29-33; Atos 2.32,33

Lição 08


INTRODUÇÃO


Os quatro evangelistas registram o testemunho de João Batista a respeito de Jesus, como o que batiza com o Espírito Santo.

I.                   CRISTO, O BATIZADOR CREDENCIADO

1.      Testemunho coerente dos evangelistas: Em Mateus, Marcos e Lucas, lemos esta solene declaração: “Ele vos batizara com o Espírito Santo” (Mt 3.11; Mc 1.8; Lc 3.16), João o evangelista, não somente registra as mesmas palavras, mas também que João Batista afirmara ter sido elas ditadas por “aquele que lhe enviou a batizar” (Jo 1.33).
2.      Cristo teve a experiência da plenitude do Espírito Santo: Foi o que aconteceu, sem a designação de batismo, naquela hora solene, Quando Jesus orava, o Céu se abriu e o Espírito Santo desceu sobre Ele em forma corpórea de pomba (Lc 3.22).
3.      A medição de Cristo no batismo com o Espírito Santo: Maravilhosas palavras: “Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo” (Ef 1.3). “Porque quantas são as promessas de Deus, tantas têm nele o sim” (2 Co 1.20).
Por sermos salvos pela mediação de Cristo, nosso redentor, somos abençoados com as riquezas do Céu, também pelos seus méritos. Foi isto que Pedro explicou no seu sermão, no dia de Pentecostes: “A este Jesus Deus ressuscitou, do que todos nós somos testemunhas. Exaltado, pois, à destra de Deus, tendo recebido do Pai a promessa do Espírito Santo, derramou isto que vedes e ouvis” (At 2.32,33).

II.                O BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO NO PLANO DE DEUS

Cristo, “que amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela”, tornou-se o agente, o Executor do plano de Deus para uma nova criação, e visava não apenas a salvação daqueles que comporiam sua Igreja no mundo, mas também à vida abundante para estes. Vejamos as muitas promessas do derramamento do Espírito.
1.      A profecia de Joel: Ele é considerado o “profeta do pentecostes”, por causa de suas profecias referentes ao derramamento do Espírito Santo.
Pedro referiu-se à profecia de Joel, no dia de Pentecoste, para explicar à multidão o fenômeno que ocorrera (Jl 2.28,29; At 2.16-18).
2.      A profecia de Isaías: Houve outras profecias quanto à vinda do Espírito Santo, cerca de cem anos depois de Joel. Deus, por intermédio de Isaías, disse: “Derramarei água sobre o sedento, torrente sobre a terra seca; derramarei o meu Espírito sobre a tua posteridade, a minha bênção sobre os teus descendentes” (Is 44.3).
3.      A profecia de João Batista: João Batista, precursor de Cristo, disse que batizava com água, para arrependimento, mas viria um maior do que ele que batizaria com o Espírito Santo e com fogo (Mt 3.11). O termo ”batismo” no Espírito Santo significa que os crentes são imersos, envolvidos, soterrados na terceira pessoa da Trindade.
O símbolo do fogo significa que o Espírito Santo estaria nos corações semelhante a um fogo, para purificar ou destruir os sentimentos incompatíveis com a sua natureza santa. Visto que a terceira pessoa da Trindade não tolera o pecado.
4.      Cristo prometeu o Espírito santo: Jesus não somente predisse, mas prometeu que enviaria o Espírito Santo de modo especial: “Eu rogarei ao Pai e ele vos dará outro consolador... O Espírito da verdade” (Jo 14.16,17).
Jesus, depois de ressuscitar, disse aos seus discípulos: “Permanecei em Jerusalém até que do alto sejais revestidos de poder” (Lc 24.49). E mais: “... vós sereis batizados com o Espírito Santo não muito depois destes dias” (At 1.5). A mesma promessa foi ratificada pelo Salvador. Momentos antes de subir para o céu: “Recebereis poder ao descer sobre vós o Espírito Santo” (At 1.8).

III.             CRISTO BATIZA COM O ESPÍRITO SANTO, HOJE?

O dia de Pentecostes serviu de modelo para a Igreja.
Aqueles que aceitavam e seguiam as normas da fé cristã, reconheciam, por experiência própria, o poder desta verdade.
1.      Para quem é a promessa?  Atente com interesse para este fato. Pedro proclamou que a promessa do batismo com o Espírito Santo referia-se a todos os homens, em todos os tempos, e não somente àqueles que constituíam a Assembléia ali reunida.
Veja estes pontos básicos, destacados por Pedro:
a.       É para nós: Os judeus ali presentes, que representavam os demais contemporâneos ou a nação com que Deus fizera aliança. “É para vós”, dizia Pedro, porque eles, os apóstolos, também judeus, já tinham recebido;
b.      Para vossos filhos: Os que existiam então e as gerações futuras.
c.       Para todos os que ainda estão longe: Para todos, universalmente, para os gentios e qualquer indivíduo que responda a chamada de Deus, através do Evangelho, para a salvação em Cristo.
d.      Para quantos o Senhor nosso Deus chamar: Isto significa que a gloriosa experiência do batismo com o Espírito Santo foi enviada por Cristo a todos os crentes, desde o pentecoste até o fim da presente dispensação.
O revestimento do cenáculo, testemunhado pelo falar em línguas, serviu de modelo para esta experiência, para todos os dias da Igreja de Cristo na Terra (Mc 16.17).
2.      Resultado da experiência da Pentecoste: Pedro, cheio do Espírito, pregou com tal poder, que, aproximadamente, três mil almas se converteram. Com autoridade sobrenatural, acusou os seus ouvintes judeus de entregarem à morte, o Filho de Deus, e exortou-os a se arrependerem dos seus pecados.

IV.             O BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO E O NOVO NASCIMENTO

Você, certamente, já se deparou com alguns cristãos que pensam ter sido batizados com o Espírito Santo, quando nasceram de novo ou se converteram. Estes necessitam de melhor instrução a este respeito.
1.      Diferença entre o batismo e o novo Nascimento: É verdade que o espírito Santo tem grande parte na operação do novo nascimento, mas o seu trabalho, em tal ocasião, é muito diferente do que ocorre após o ato da conversão.
É certo, também, que há casos em que o batismo com o Espírito Santo, na prática, ocorre simultaneamente, ou seja, no momento da conversão. Às vezes, pode vir bem depois, quando já foi fortemente evidenciada uma transformação de vida.
O novo testamento é a comunicação da vida divina ao que crê em Jesus como Salvador. É o poder do Espírito que transmite ao crente uma nova natureza (Jo 3.5).
2.      O que é batismo com o Espírito Santo? O batismo com o Es perito Santo é um ato de Deus, através de Cristo, pelo qual a terceira pessoa da Trindade vem sobre o crente e o enche plenamente. É a presença do Espírito Santo na vida do Cristão, sua propriedade exclusivamente.
O Espírito outorga os seus variados ministérios, de acordo com a sua soberana vontade, e concede ao crente poder para testemunhar de e por Cristo, na proclamação do seu Evangelho. Para isto, é dotado pelo Espírito de lábios ungidos (At 1.8; 2.4; 8.5-8).
Vários grupos mencionados no Novo Testamento receberam o batismo com o Espírito Santo algum tempo depois de se converterem.
3.      Os discípulos que conviveram com Cristo: Estes nasceram de novo, antes de serem batizados com o Espírito Santo.
a.       Já haviam confessado ser Jesus Cristo, o Filho do Deus vivo (Mt 16.16; Jo 6.68,69).
b.      Jesus já os havia declarado limpos, com exceção de Judas (Jo 13.10,11; 15.3).
c.       Jesus afirmara que os seus nomes estavam escrito nos céus (Lc 10.20).
4.      Os samaritanos convertidos:
a.       “Deram crédito a Filipos, que os evangelizava a respeito do reino de Deus e do nome de Jesus Cristo” (At 8.12a).
b.      “Iam sendo batizados (em água), assim homens como mulheres” (At 8.12b). Sem dúvida, foram regenerados pelo Espírito Santo. É o que deduzimos à luz do versículo 12, conforme analisados acima. Entretanto, mas tarde, receberam o batismo com o Espírito Santo, quando os apóstolos, em visita à Samaria, impuseram as mãos sobre eles (At 8.16,17).
5.      O apóstolo Paulo: Das experiências deste servo de Deus, aprendemos o seguinte:
a.       Na estrada de Damasco: Cristo revelou-se a Saulo de maneira maravilhosa. Foi vencido pelo poder do Filho de Deus e o reconheceu como Senhor e a Ele entregou, incondicionalmente, a sua vida. Ele mesmo ensina: “Ninguém pode dizer: Senhor Jesus! Senão pelo Espírito Santo” (1 Co 12.3).
b.      As novas e sublimes atitudes de Saulo: revelam que o Espírito Santo realizou em sua vida o milagre do novo nascimento. Isto aconteceu no momento de sua conversão, quando lhe foi ordenado que entrasse em Damasco para receber novas instruções.
c.       Ananias lhe foi enviado e: Chamando-o de irmão Saulo, impôs sobre ele as mãos e disse: “O Senhor Jesus, que te apareceu no caminho por onde vinhas, me enviou para que recuperes a vista e fiques cheio do Espírito Santo” (At 9.17).
6.      Os discípulos em Éfeso: Em At 19, lemos que os discípulos em Éfeso foram batizados por João Batista. Observemos o seguinte:
a.       Paulo lhes perguntou se haviam recebido o Espírito Santo quando creram. Considere isto: se fosse doutrina apostólica recebe-lo automaticamente, no momento da conversão, Paulo não teria feito esta pergunta. Por outro lado, se ele, num gesto contraditório, ou por ignorância, fizesse tal interrogação, a resposta teria sido positiva. Mas, ao contrário, responderam: “... nem ao menos ouvimos que existe o Espírito Santo” (V 2). Quer dizer: ignoravam aquela experiência de que Paulo falava.
b.      A pergunta de Paulo e a resposta dos efésios significa que é possível ser salvo sem o batismo com o Espírito santo.
c.       Paulo logo impôs-lhes as mãos e veio sobre eles o Espírito Santo, e tanto falavam em línguas como profetizam (At 19.1-6).


Fonte: Lições Bíblicas (Jovens e Adultos)
Editora: CPAD
Trimestre: 2º/ 1994
Comentarista: Estevam Ângelo de Souza
Tema Central: Jesus Cristo Ferido de Deus
Páginas: 42 - 46







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