Texto Áureo: Mateus 3.11
Verdade Prática: O batismo com o
Espírito Santo é o caminho do poder, da unção e da operação soberana que a
Igreja deve seguir.
Leitura Bíblica: João 1.29-33; Atos 2.32,33
Lição 08
INTRODUÇÃO
Os
quatro evangelistas registram o testemunho de João Batista a respeito de Jesus,
como o que batiza com o Espírito Santo.
I.
CRISTO, O
BATIZADOR CREDENCIADO
1.
Testemunho
coerente dos evangelistas: Em Mateus, Marcos e Lucas, lemos esta solene
declaração: “Ele vos batizara com o Espírito Santo” (Mt 3.11; Mc 1.8; Lc 3.16),
João o evangelista, não somente registra as mesmas palavras, mas também que
João Batista afirmara ter sido elas ditadas por “aquele que lhe enviou a
batizar” (Jo 1.33).
2.
Cristo teve a
experiência da plenitude do Espírito Santo: Foi o que aconteceu, sem a
designação de batismo, naquela hora solene, Quando Jesus orava, o Céu se abriu
e o Espírito Santo desceu sobre Ele em forma corpórea de pomba (Lc 3.22).
3.
A medição de
Cristo no batismo com o Espírito Santo: Maravilhosas palavras: “Bendito
o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte
de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo” (Ef 1.3). “Porque
quantas são as promessas de Deus, tantas têm nele o sim” (2 Co 1.20).
Por
sermos salvos pela mediação de Cristo, nosso redentor, somos abençoados com as
riquezas do Céu, também pelos seus méritos. Foi isto que Pedro explicou no seu
sermão, no dia de Pentecostes: “A este Jesus Deus ressuscitou, do que todos nós
somos testemunhas. Exaltado, pois, à destra de Deus, tendo recebido do Pai a
promessa do Espírito Santo, derramou isto que vedes e ouvis” (At 2.32,33).
II.
O BATISMO
COM O ESPÍRITO SANTO NO PLANO DE DEUS
Cristo,
“que amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela”, tornou-se o agente, o
Executor do plano de Deus para uma nova criação, e visava não apenas a salvação
daqueles que comporiam sua Igreja no mundo, mas também à vida abundante para
estes. Vejamos as muitas promessas do derramamento do Espírito.
1.
A profecia de
Joel: Ele é considerado o “profeta do pentecostes”, por causa de suas
profecias referentes ao derramamento do Espírito Santo.
Pedro
referiu-se à profecia de Joel, no dia de Pentecoste, para explicar à multidão o
fenômeno que ocorrera (Jl 2.28,29; At 2.16-18).
2.
A profecia de
Isaías: Houve outras profecias quanto à vinda do Espírito Santo, cerca
de cem anos depois de Joel. Deus, por intermédio de Isaías, disse: “Derramarei
água sobre o sedento, torrente sobre a terra seca; derramarei o meu Espírito
sobre a tua posteridade, a minha bênção sobre os teus descendentes” (Is 44.3).
3.
A profecia de
João Batista: João Batista, precursor de Cristo, disse que batizava com
água, para arrependimento, mas viria um maior do que ele que batizaria com o
Espírito Santo e com fogo (Mt 3.11). O termo ”batismo” no Espírito Santo
significa que os crentes são imersos, envolvidos, soterrados na terceira pessoa
da Trindade.
O
símbolo do fogo significa que o Espírito Santo estaria nos corações semelhante
a um fogo, para purificar ou destruir os sentimentos incompatíveis com a sua
natureza santa. Visto que a terceira pessoa da Trindade não tolera o pecado.
4.
Cristo
prometeu o Espírito santo: Jesus não somente predisse, mas prometeu que
enviaria o Espírito Santo de modo especial: “Eu rogarei ao Pai e ele vos dará
outro consolador... O Espírito da verdade” (Jo 14.16,17).
Jesus,
depois de ressuscitar, disse aos seus discípulos: “Permanecei em Jerusalém até
que do alto sejais revestidos de poder” (Lc 24.49). E mais: “... vós sereis
batizados com o Espírito Santo não muito depois destes dias” (At 1.5). A mesma
promessa foi ratificada pelo Salvador. Momentos antes de subir para o céu:
“Recebereis poder ao descer sobre vós o Espírito Santo” (At 1.8).
III.
CRISTO
BATIZA COM O ESPÍRITO SANTO, HOJE?
O
dia de Pentecostes serviu de modelo para a Igreja.
Aqueles
que aceitavam e seguiam as normas da fé cristã, reconheciam, por experiência
própria, o poder desta verdade.
1.
Para quem é a
promessa? Atente com interesse
para este fato. Pedro proclamou que a promessa do batismo com o Espírito Santo
referia-se a todos os homens, em todos os tempos, e não somente àqueles que
constituíam a Assembléia ali reunida.
Veja
estes pontos básicos, destacados por Pedro:
a.
É para nós:
Os judeus ali presentes, que representavam os demais contemporâneos ou a nação
com que Deus fizera aliança. “É para vós”, dizia Pedro, porque eles, os
apóstolos, também judeus, já tinham recebido;
b.
Para vossos
filhos: Os que existiam então e as gerações futuras.
c.
Para todos os
que ainda estão longe: Para todos, universalmente, para os gentios e
qualquer indivíduo que responda a chamada de Deus, através do Evangelho, para a
salvação em Cristo.
d.
Para quantos
o Senhor nosso Deus chamar: Isto significa que a gloriosa experiência
do batismo com o Espírito Santo foi enviada por Cristo a todos os crentes,
desde o pentecoste até o fim da presente dispensação.
O
revestimento do cenáculo, testemunhado pelo falar em línguas, serviu de modelo
para esta experiência, para todos os dias da Igreja de Cristo na Terra (Mc
16.17).
2.
Resultado da
experiência da Pentecoste: Pedro, cheio do Espírito, pregou com tal
poder, que, aproximadamente, três mil almas se converteram. Com autoridade
sobrenatural, acusou os seus ouvintes judeus de entregarem à morte, o Filho de
Deus, e exortou-os a se arrependerem dos seus pecados.
IV.
O BATISMO
COM O ESPÍRITO SANTO E O NOVO NASCIMENTO
Você,
certamente, já se deparou com alguns cristãos que pensam ter sido batizados com
o Espírito Santo, quando nasceram de novo ou se converteram. Estes necessitam
de melhor instrução a este respeito.
1.
Diferença
entre o batismo e o novo Nascimento: É verdade que o espírito Santo tem
grande parte na operação do novo nascimento, mas o seu trabalho, em tal
ocasião, é muito diferente do que ocorre após o ato da conversão.
É
certo, também, que há casos em que o batismo com o Espírito Santo, na prática,
ocorre simultaneamente, ou seja, no momento da conversão. Às vezes, pode vir
bem depois, quando já foi fortemente evidenciada uma transformação de vida.
O
novo testamento é a comunicação da vida divina ao que crê em Jesus como
Salvador. É o poder do Espírito que transmite ao crente uma nova natureza (Jo
3.5).
2.
O que é
batismo com o Espírito Santo? O batismo com o Es perito Santo é um ato
de Deus, através de Cristo, pelo qual a terceira pessoa da Trindade vem sobre o
crente e o enche plenamente. É a presença do Espírito Santo na vida do Cristão,
sua propriedade exclusivamente.
O
Espírito outorga os seus variados ministérios, de acordo com a sua soberana
vontade, e concede ao crente poder para testemunhar de e por Cristo, na
proclamação do seu Evangelho. Para isto, é dotado pelo Espírito de lábios
ungidos (At 1.8; 2.4; 8.5-8).
Vários
grupos mencionados no Novo Testamento receberam o batismo com o Espírito Santo
algum tempo depois de se converterem.
3.
Os discípulos
que conviveram com Cristo: Estes nasceram de novo, antes de serem
batizados com o Espírito Santo.
a.
Já haviam confessado ser Jesus Cristo, o Filho do Deus
vivo (Mt 16.16; Jo 6.68,69).
b.
Jesus já os havia declarado limpos, com exceção de
Judas (Jo 13.10,11; 15.3).
c.
Jesus afirmara que os seus nomes estavam escrito nos
céus (Lc 10.20).
4.
Os
samaritanos convertidos:
a.
“Deram crédito a Filipos, que os evangelizava a
respeito do reino de Deus e do nome de Jesus Cristo” (At 8.12a).
b.
“Iam sendo batizados (em água), assim homens como
mulheres” (At 8.12b). Sem dúvida, foram regenerados pelo Espírito Santo. É o
que deduzimos à luz do versículo 12, conforme analisados acima. Entretanto, mas
tarde, receberam o batismo com o Espírito Santo, quando os apóstolos, em visita
à Samaria, impuseram as mãos sobre eles (At 8.16,17).
5.
O apóstolo
Paulo: Das experiências deste servo de Deus, aprendemos o seguinte:
a.
Na estrada de
Damasco: Cristo revelou-se a Saulo de maneira maravilhosa. Foi vencido
pelo poder do Filho de Deus e o reconheceu como Senhor e a Ele entregou,
incondicionalmente, a sua vida. Ele mesmo ensina: “Ninguém pode dizer: Senhor
Jesus! Senão pelo Espírito Santo” (1 Co 12.3).
b.
As novas e
sublimes atitudes de Saulo: revelam que o Espírito Santo realizou em
sua vida o milagre do novo nascimento. Isto aconteceu no momento de sua
conversão, quando lhe foi ordenado que entrasse em Damasco para receber novas
instruções.
c.
Ananias lhe
foi enviado e: Chamando-o de irmão Saulo, impôs sobre ele as mãos e
disse: “O Senhor Jesus, que te apareceu no caminho por onde vinhas, me enviou
para que recuperes a vista e fiques cheio do Espírito Santo” (At 9.17).
6.
Os discípulos
em Éfeso: Em At 19, lemos que os discípulos em Éfeso foram batizados
por João Batista. Observemos o seguinte:
a.
Paulo lhes perguntou se haviam recebido o Espírito
Santo quando creram. Considere isto: se fosse doutrina apostólica recebe-lo
automaticamente, no momento da conversão, Paulo não teria feito esta pergunta.
Por outro lado, se ele, num gesto contraditório, ou por ignorância, fizesse tal
interrogação, a resposta teria sido positiva. Mas, ao contrário, responderam:
“... nem ao menos ouvimos que existe o Espírito Santo” (V 2). Quer dizer:
ignoravam aquela experiência de que Paulo falava.
b.
A pergunta de Paulo e a resposta dos efésios significa
que é possível ser salvo sem o batismo com o Espírito santo.
c.
Paulo logo impôs-lhes as mãos e veio sobre eles o
Espírito Santo, e tanto falavam em línguas como profetizam (At 19.1-6).
Fonte: Lições Bíblicas (Jovens e Adultos)
Editora: CPAD
Trimestre: 2º/ 1994
Comentarista: Estevam Ângelo de Souza
Tema Central: Jesus Cristo Ferido de Deus
Páginas: 42 - 46
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