sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

SEITAS MODALISTAS

Texto Áureo: João 17.3
Verdade Prática: Adorar um Deus diferente do revelado nas Escrituras implica na alteração das outras doutrinas bíblicas, tornando a mensagem da cruz num outro evangelho.
Leitura Bíblica: Mateus 3.16,17; João 8.15-19

Lição 05

INTRODUÇÃO

      As seitas unicistas, ou modalistas, tratadas nesta lição, são as que negam a doutrina bíblica da Trindade, sem, contudo, negarem a deidade absoluta de Jesus. Diferem das que negam a divindade de Cristo, que estudaremos em outras lições.

I.                   ORIGEM DO UNICISMO

  1. Gnosticismo: Esse nome, em grego, significa “conhecimento”. Os membros desse movimento ensinavam a salvação através de um conhecimento místico, e não pela fé em Jesus. Essa doutrina era nada mais que um enxerto das filosofias pagãs nas doutrinas cristológica. Segundo ela, o Senhor Jesus não teve um corpo; isto é, não veio em carne; o seu corpo seria uma mera aparência. Seu período de maior influência foi entre 135-160 d.C.
O apóstolo João enfatiza que “o Verbo se fez carne” (Jô 1.140, e que “todo o espírito que não confessa que Jesus Cristo veio em carne não é de Deus...” (1 Jo 4.3). É bom lembrar que os escritos joaninos são do final do primeiro século, e que foram escritos na cidade de Éfeso, então capital da Ásia Menor, onde surgiu o gnosticismo.
  1. O monarquianismo: A Igreja saiu ilesa nessa batalha contra o gnosticismo, mas restou a preocupação dos cristãos sobre a divindade do Logos e o monoteísmo. Os Pais Apostólicos se empenharam tenazmente nessa luta contra as heresias.
a)      Monarquianistas dinâmicos: Estes afirmam que Deus concedeu força e poder a Jesus, adotando-o como Filho, negando assim a divindade absoluta de Jesus, e também a Trindade. Era o prenúncio do arianismo que, no início do terceiro século, negava a eternidade de Jesus, considerando Cristo um deus de segunda categoria. Era um ensino igual ao das Testemunhas de Jeová.
b)      Monarquianistas Modais: O modalismo ensinava que as três Pessoas da Divindade se manifestavam de vários modos, daí no nome modalista. Ensinavam também que o Pai se encarnou em Cristo e sofreu com Ele. No Oriente, eram chamados sabelianistas, pois o heresiarca Sabélio foi quem mais se destacou na propagação dessa heresia. Segundo essa doutrina, o Pai, o Filho e o Espírito santo são apenas três aspectos da Divindade, sendo, portanto, uma mesma Pessoa. Deus era Pai na Criação e na promulgação da lei, Filho na encarnação e Espírito santo na regeneração.

II.                INICISTAS MODERNOS

    1. Restauração do modalismo: O sabelianismo, em conseqüência do intenso combate do Cristianismo chegou a desaparecer completamente da história. Depois de muitos séculos, reapareceu através da seita “Só Jesus”, em 1913.
    2. Modalistas da atualidade: Há muitas seitas modalistas na atualidade. Vamos mencionar apenas as principais.
a)      Só Jesus: Fundada por John S. Schepp em 1913. Ensina que o batismo salva, (erro idêntico ao da Congregação Cristã no Brasil), e que deve ser realizado somente em nome de Jesus. Seus adeptos não seguem a fórmula batismal de Mt 28.19: “Em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo”. Essa seita provocou muitas divisões nas igrejas evangélicas. Ela mesma depois se dividiu em várias facções, dentre elas a Igreja Pentecostal Unida do Brasil.
b)      Tabernáculo da Fé: Fundado por William Marrion Branham (1906 – 1965). Ele era chamado pelos seus adeptos de o profeta do século e mensageiro do Apocalipse. Juntamente com os demais fundadores de seitas, Branham arroga para si a mesma autoridade dos profetas e apóstolos das Sagradas Escrituras, e nega a doutrina bíblica da Trindade. São modalistas e batizam em água mencionando apenas o nome de Jesus.
c)      Voz da Verdade: Essa falsa igreja tem um conhecido conjunto musical de mesmo nome, cujas músicas são cantadas em nossas igrejas. Nossos maestros, músicos e pastores têm de tomar conhecimento dessa gravidade. Essa seita ataca a doutrina bíblica da Trindade, e batiza só em nome de Jesus. Seus hinos servem para canalizar e divulgar suas doutrinas nocivas, e por isso devem ser rejeitados por nossas igrejas.
d)      Igreja Local: Seu principal líder é Witness Lee. Conhecida por seu ônibus “Expolivro” e por seu jornal Árvore da Vida faz proselitismo camuflado, sectário, e, desleal em nossas igrejas. São modalistas. Ensinam que a Divindade consiste em uma só Pessoa. Como Sabélio, usam com freqüência a palavra “pessoa” para cada Pessoa da Trindade, mas com outro sentido. Usam até o nome Trindade, mas são avessos a esse ensino bíblico.

III.             REFUTANDO O MODALISMO À LUZ DA BÍBLIA

  1. Refutando o sabelianismo: A Bíblia apresenta o Deus verdadeiro como Pessoa Trina, mas sem qualquer semelhança com o politeísmo. Ou seja: A Bíblia fala de um só Deus.
a)      A manifestação das três pessoas divinas e distintas (Mt 3.16,17): Jesus é o Filho do pai (2 Jo 3) e não o próprio Pai. Basta uma leitura simples da Palavra de Deus, principalmente dos quatro evangelhos, para se descobrir o absurdo da doutrina sabelianista.
No batismo de Jesus, foram manifestadas as três Pessoas distintas da Trindade – o Pai falando do céu, o Filho saindo das águas do Jordão, e o Espírito Santo repousando sobre Ele (Mt 3.16,17). Nos evangelhos, encontramos Jesus, freqüentemente, fazendo menção do Pai como outra Pessoa. Muitas vezes Ele se dirigia ao Pai em oração (Jo 17).
b)      Jesus disse que era uma Pessoa e o Pai outra (Jo 8.17,18): Jesus aqui está falando de duas Pessoas e não de uma. Ele afirmou que veio do pai, e que voltava para o Pai (Jo8. 42; 16.5; 17.3,8). Em mais de 80 vezes, Jesus deixou bem claro que, embora Ele e o pai fossem um, eram distintos como pessoas, possuindo cada um dEles a sua própria personalidade.

IV.              TEXTOS MANIPULADOS PELOS MODALISTAS

  1. O texto de Jo 10.30: Costumam citar Jo 10.30: “Eu e o pai somos um”. O texto prova que Jesus é Deus absoluto, igual ao Pai, e não a mesma Pessoa do pai. “Um” no grego, neste versículo, está no neutro hen e não no masculino heis, mostrando duas Pessoas numa só Deidade. Além disso, o verbo ser está no plural, “somos”; e não no singular, “sou”; portanto, o Pai e o Filho são Pessoas distintas. O Espírito Santo como Deus é mencionado em muitas passagens da Bíblia principalmente nos capítulos 14,15 e 16 de João.
  2. O texto de Jo 14.8,9: Jesus disse a Filipe: “Quem me vê a mim vê o Pai”. Esta passagem, como a de Jo 10.30, é ainda hoje usada pelos modernos sabelianistas para justificar a sua doutrina. “As palavras que eu vos digo, não as digo de mim mesmo, mas o Pai, que está em mim é quem faz as obras” (v10).
  3. Batismo em nome de Jesus: Os adeptos das seitas unicistas batizam só em nome de Jesus. É um desvio da Palavra de Deus. A fórmula determinada por Jesus foi “em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo” (Mt 28.19).
  4. Interpretação fora da hermenêutica: Os unicistas apelam para quatro passagens no livro de Atos que fazem menção do batismo em nome de Jesus (At 2.38; 8.16; 10.48; 19.5). A incoerência dessa doutrina é que essas passagens bíblicas não tratam da fórmula batismal, e sim de atos ou eventos de batismo. A prova disso é que em At 2.38 diz: “Em nome de Jesus Cristo”; 8.16: “Em nome do Senhor Jesus”; 10.48: “Em nome de Jesus Cristo”; 19.5: “Em nome do Senhor Jesus”. Se elas revelassem a fórmula batismal, seriam iguais, pois a fórmula é padronizada. Aquelas pessoas eram batizadas na autoridade do nome de Jesus.

CONCLUSÃO

A Bíblia diz que negar o Pai e o Filho traz condenação (1 Jo 2.22,23). Por isso, não podemos compactuar-nos com os que atacam a doutrina da Santíssima Trindade. Não podemos estar de acordo com os que negam essa verdade irrefutável das Sagradas Escrituras. Temos de aceitar as doutrinas como a Palavra de Deus no-las apresenta. Ir além disso é incorrer na condenação eterna.


Fonte: Lições Bíblicas (Jovens e Adultos)
Editora: CPAD
Comentarista: Antonio Gilberto
Tema Central: Seitas, Religiões e Heresias
Páginas: 33 - 39

7 comentários:

  1. CCB - Congregação Cristã no Brasil Segundo ponto de doutrina passou a aceitar o modalidmo.

    ResponderExcluir
  2. Por favor, comecem a divulge as doutrinas hereticas dessa denominação anti-biblica. Ninguem fala dela. É muito oculta, mas tbm muito nociva.

    ResponderExcluir
  3. ATENÇÃO:

    Vamos ler,com muito cuidado, o versículo dezesseis do terceiro capítulo da primeira Epístola de Paulo a Timóteo:

    "Evidentemente grande é o mistério da Santíssima Trindade.Deus se manifestou em três pessoas:Pai, Filho e Espírito santo".

    Ouvindo algumas teorias de hoje, você bem poderia pensar que é assim que está escrito. No entanto o que o versículo realmente afirma é o seguinte:

    "Grande é o mistério da Piedade, Aquele que foi manifestado na Carne".

    A bíblia,em todos os seus sessenta e seis livros, nunca se refere a uma misteriosa divindade formada por três pessoas.

    O grande mistério da Divindade é a encarnação-Deus manifestado na Carne.26/12/2021

    ResponderExcluir
  4. UNICIDADE =

    Qualidade ou estado de único.

    MONOTEÍSMO = ₁. 1.

    Crença em um só Deus.

    2.Sistema ou doutrina daqueles que admitem a existência de um único Deus.

    ResponderExcluir
  5. Assim diz o Senhor, teu Redentor, e que te formou desde o ventre: Eu sou o Senhor que faço todas as coisas, que SOZINHO estendi os céus,

    e espraiei a terra

    (Quem estava comigo?).

    Isaias 44:24

    Unicidade de Deus

    Está notadamente explicíto que não tinha 3 seres distintos formando a terra,e sim UM ÚNICO DEUS,QUE FEZ TUDO SOZINHO COM O PODER DA SUA PALAVRA,ele falou e tudo se fez.

    ResponderExcluir