SUBSÍDIOS PARA O ESTUDO DE
COLOSSENSES
Lição 9
Paulo propõe
aos colossenses que retirem a roupagem velha e suja – prostituição, impureza,
gula, avareza, mentira, ira, cólera, palavras torpes – e vistam uma outra,
adequada a uma nova vida com Cristo
- Pessoas transformadas por Deus: As características de nossa nova roupagem são a misericórdia, a humildade, a mansidão e a longanimidade. Deus não apenas ordena que deixemos de fazer certas coisas, mas também explica o motivo pelo qual devemos obedecê-lo. Deus não apenas nos escolhe, mas também nos veste de forma que sejamos reconhecidos pelo mundo como pessoas escolhidas por Ele.
- Paz: Na ótica dos homens, paz é a ausência de guerras, ou mesmo um intervalo entre elas. Para Deus, a paz abrange uma comunhão íntegra com Ele e com nossos irmãos, e esse sentimento deve sempre dominar nossos corações.
- Suportar uns aos outros: Há pessoas que, aos nossos olhos, possuem atitudes e hábitos difíceis de tolerar, e isso ocorre até na igreja. Possuímos uma simpatia natural por uns, e uma aversão a outros, e isso acontece com todos. Paulo não aceita que sejamos coniventes com o pecado, mas ordena que suportemos uns aos outros. Suportar, tolerar pessoas que são diferentes, talvez não seja uma tarefa fácil, mas é um mandamento do Senhor. Ele próprio tolera muitas de nossas falhas, e espera que façamos o mesmo com nossos irmãos. O perdão não é esquecido neste texto, e a recomendação é que perdoemos nossos ofensores, como Cristo nos perdoou (Cl 3.13).
- Fazer tudo em nome do Senhor: Espera-se que as coisas que fazemos em nome do Senhor sejam boas e éticas. Há pessoas que colocam em seus automóveis adesivos com os dizeres “A serviço do Rei” ou “Propriedade de Jesus”. Entretanto, quando saem nas ruas e transgridem as normas da lei de trânsito, aos olhos dos ímpios, elas estão fazendo aquilo também “A serviço do Rei”. E a quem pertence aquele carro que corta os demais no trânsito, fazendo diversas e perigosas peripécias? É “propriedade de Jesus”! Ninguém agradece a Deus por tais exemplos. Se vamos fazer algo para o Senhor, que os façamos tendo respeito pelo seu santo nome.
- Gratidão: Em nosso mundo, onde costumamos pedir muito e agradecer pouco, Deus nos adverte a possuir um coração agradecido, que sempre encontrará guarida diante do Trono Celestial. Gratidão é reconhecer que nada que possuímos e alcançamos foi obtido sem que outras pessoas nos ajudassem. Uma pessoa ingrata não reconhece os benefícios que recebeu de outrem.
Fonte: Revista “O Ensinador”.
Por: Alexandre Coelho
Página: 40
Nenhum comentário:
Postar um comentário