terça-feira, 24 de janeiro de 2012

OS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ


Texto Áureo: Hebreus 1.8
Verdade Prática: Jesus Cristo é Deus feito homem, para nos salvar.
Leitura Bíblica: Hebreus 1.1-9

Lição 09

INTRODUÇÃO

As Testemunhas de Jeová são uma das piores seitas falsas, também conhecida por russelitas. Crêem que integrarão o exército de Jeová que derrotará Satanás na Batalha do Armagedom. Eles ensinam que o Deus triuno é invenção do inferno. Jesus, dizem eles, foi a primeira e a maior criação de Jeová. Negam a ressurreição corpórea de Jesus. Não existe inferno literal. Quem fizer parte dos 144.000 escolhidos de Ap 7.4; 14.1,3 vai morar no céu. Quem for fiel, mas não fizer parte dos escolhidos, viverá para sempre no paraíso terrestre. Quem não for Testemunha de Jeová será aniquilado num momento, em Armagedom.

       I.            RESUMO HISTÓRICO

1.      Fundação da sede: Em 1874, em Nova Iorque, por Charles Taze Russell.
No Brasil instalaram-se em 1923, e têm sede em São Paulo. Seu título oficial é Sociedade da Bíblia e Tratados da Torre de Vigia. O título popular russelitas, vem do fundador. Russell começou a pregar em 1872.
Alegam que o Título Testemunhas de Jeová deriva de Is 43.10 e 44.8, mas o estudo do contexto mostra tratar-se aí de Israel. O Novo Testamento não faz alusão a testemunhas de Jeová. Os cristãos são testemunhas de Jesus (At 1.8).
2.      A Bíblia: Tem versão própria chamada Tradução Novo Mundo, que foi adulterada para apoiar seus falsos ensinos. Esta publicação não leva o nome universalmente conhecido de Bíblia, mas Escrituras Sagradas, a fim de suscitar polêmica e confusão.
Literatura:
·         Estudos nas Escrituras: Livro básico, em sete volumes, por Russell, principalmente.
·         Seja Deus Verdadeiro: Contém grande parte dos falsos ensinos do russelismo.
·         Estas boas-novas do Reino: Contém um resumo das doutrinas da seita.
·         Qualificados para o Ministério: Destinado a preparação de obreiros.
·         Outros livros, todos com doutrinas falsas, são: A verdade Vos Tornará Livres, Filhos, A Harpa de Deus. Religião, Inimigos, Jeová, Do Paraíso Perdido ao paraíso Restaurado, A Verdade que Conduz à vida eterna.
·         Periódicos: Grande tiragem e circulação: a Sentinela e, Despertai.
3.      Atividades: Sua arma predileta é a literatura. Seus preços são os mais razoáveis possíveis. O método preferido de trabalho é o pessoal. Cada membro da seita é considerado um ministro da mesma. Andam sempre com farto material impresso. O trabalho é feito de casa em casa de modo sistemático e com grande habilidade. São insistentes. Não respeitam a fé religiosa de ninguém.
4.      Conceituação: A seita Testemunhas de Jeová é falsa, por ser antíblica e anticristã. Antibíblica porque fundamenta-se em doutrinas bíblicas falsificadas ou forjadas, e, anticristã porque nega abertamente a divindade de Cristo. Torcem por completo o ensino da segunda vinda de Cristo, conforme Ele mesmo ensinou, dizendo que Ele voltou em 1914, estabelecendo o seu reino espiritualmente e está agora reinando no céu.

    II.            OS FALSOS ENSINOS DOS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ

1.      A falsa escatologia deles: Mediante uma interpretação ardilosa, eles afirmam que Jesus veio à Terra, ao seu templo em 1874. Esse templo são as Testemunhas de Jeová que surgiram naquele ano. Também, com uma manipulação igualmente ardilosa de números, eles ensinam que Jesus veio a Terra em 1914 e estabeleceu seu reino através das Testemunhas de Jeová, porém Ele mesmo ficou reinando no céu. Segundo eles, estamos agora em pleno reino milenial de Cristo. Satanás está sendo aprisionado pela luz da verdade divina. Cristo está agora reunindo seus escolhidos, por meio das Testemunhas de Jeová até completar 144.000 (Ap 7.4). Dentro em breve, Deus por meio de Jesus destruirá as forças de Satanás na batalha de Armagedom em Israel. Satanás será totalmente aniquilado. Todos os que estiverem vivos nessa ocasião terão uma oportunidade de se salvar. Isso durará 100 anos, conforme Is 65.20. Finda essa oportunidade, os incrédulos serão aniquilados. Os mortos não salvos “reviverão”, tendo também uma segunda oportunidade de salvação; quem se converter viverá com Deus; os demais serão destruídos. (Note, falam de “reviver”, não ressuscitar, pois não crêem na ressurreição).
2.      O caso dos 144.000 de Ap 7.4; 14.1,3: Eles dizem que esse grupo são os “escolhidos” que viverão no reino celeste com Deus; os demais salvos viverão aqui na terra, no paraíso terrestre; isto é, no reino terrestre de Deus. Dizem mais que os 144.000 constituirão a única que viverem no paraíso terrestre não farão parte da Igreja.
3.      Negam a Trindade Divina: Dizem não encontrar o termo trindade na Bíblia, por isso a rejeitam. O termo trindade, de fato, não se encontra na Bíblia, mas as três pessoas divinas do Pai, do Filho e do Espírito, coeternas e iguais em essências entre Si, estão; bem como volumoso ensino sobre isso.
Eis o que dizem da Trindade: É uma mentira inventada e espalhada por Satanás para enganar a humanidade. Ela procede do antigo paganismo babilônico e egípcio. Deus é um ser único e solitário desde a eternidade. Nunca existiu alguém igual para revelá-lo.
Quanto às três pessoas da trindade Santa, a bíblia declara: “e estes três são um” (1 Jo 5.7).
4.      A divindade de Jesus: Os russelitas afirmam que Jesus Cristo é um ser criado; que antes dele vir ao mundo era o arcanjo Miguel. Eles chamam Jesus “o filho principal de Deus”, e ensinam abertamente que Ele não é Deus como Jeová.
a)      É principalmente esta negação da divindade de Jesus que exclui as Testemunhas de Jeová do meio evangélico. Ora se Jesus não fosse Deus também não teríamos redenção eterna, nem vitória total contra o mal, nem evangelho nenhum para pregar aos perdidos. Também a Bíblia seria um conjunto de mentiras.
b)     Jesus nunca foi criado. Ele é Deus desde toda eternidade (Is 9.6; Mq 5.2; Pv 8.22,23). Seu corpo humano é que foi gerado (Sl 2.7; Hb 1.5,8; Mt 1.20).
c)      Se Miguel fosse Jesus, ele teria repreendido o Diabo; coisa que não fez (Jd 9). Mas Jesus fez isso (Mt 4.10,11; 16.23; Cl 2.15).
d)     Os russelitas deviam examinar a parte que lhes toca quando negam a divindade de Jesus (1 Jo 2.22,23; Jo 5.22,23).
e)      Mais sobre a divindade de Jesus. Jo 1.1-3; 10.30; 20.28; Rm 9.5; Tt 2.13; Hb 13.8; Is 9.5; Cl 2.9. Esta última referência só, seria suficiente para refutar todo falso ensino em pauta. Aqui a Bíblia diz que “nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade”. Ele é Deus sem faltar nada!
f)       Jesus recebeu adoração como sendo Deus, Mt 8.2; 9.18; 14.33; 15.25; 28.9; Mc 10.17; Jo 9.38; Lc 24.52. Ver Ap 22.8,9.
g)      Negam a ressurreição corporal de Jesus. Eles dizem que Jesus ressuscitou em espírito, e daí, não ter corpo; é um espírito. “O Cristo que ressurgiu não foi o mesmo Cristo humano; era um espírito invisível”, diz o livro O Reino de Deus Está Próximo. Ver Lc 24.39-43; Jo 20.25-27; At 1.3,4; 1 Tm 2.5; Ap 1.3; 1 Co 15.47. Estas três últimas referências mostram que Jesus está agora no céu como homem divino, isto é, como andou aqui na terra após ressuscitar.
h)     Negam a vinda corporal de Jesus e afirmam que Ele já veio. “Todas as evidências mostram que Jesus assumiu o poder do reino e começou a reinar no céu em 1914”, afirmam eles.
·        Mc 13.32... Daquele dia e hora ninguém sabe, disse Jesus.
·        At 1.11... Jesus voltará nas mesmas condições em que ascendeu; corporalmente, visivelmente, sobre o monte das Oliveiras, à vista de todos.
·        Ap 1.7... Quando Ele vier todos saberão, porque todos O verão.
·        Mt 24.30... O aparecimento de Jesus será precedido do seu sinal. Ambos serão vistos por todos. Atualmente um evento pode ser visto em todo mundo através dos satélites de comunicação. É evidente que Deus tem meios desconhecidos, mais capazes e eficientes do que o homem.
5.      Negam a personalidade do Espírito Santo: Assim diz a falsa doutrina russelita a respeito do Espírito Santo: “é um poder ou influência que Deus usa para executar a sua vontade”.
“O Espírito Santo pode ser definido como um fluido que emana de Deus Jeová, porém não se trata de uma pessoa coexistente com Ele, como ensinam as religiões organizadas”.
·         At 5.3,4... “mentiste ao Espírito Santo... mentiste a Deus”.
·         Sl 139.7-12... Aí vemos o Espírito Santo como onipresente; a onipresença é um atributo de Deus.
·         At 106.19,20... Aqui, O Espírito Santo fala como uma pessoa e chama a Si mesmo “Eu”.
·         Lc 3.21,22... Aqui o Espírito Santo é chamado “Senhor”. O original aqui é Kurios = senhor supremo.
·         Sl 143.10... O Espírito Santo guiando-nos. Somente uma pessoa pode guiar outra. Uma influência ou poder não pode.
6.      Negam a imortalidade da alma: Dizem: “Quando morre o homem, nada resta. Entre a morte e a revificação do homem, ele não existe”.
·         Lc 16.19-31; 23.43: O ensino de Jesus aqui revela a plena existência consciente do ser humano após a morte.
·         Lc 20.38... Aqui Jesus declara que os que agora morrem estão vivos.
·         Lc 9.30; 16.31... Moisés, Elias e Abraão, milênios depois de falecidos apareceram vivos, plenamente conscientes.
·         2 Co 5.8; Fp 1.23... O salvo após morrer vai estar com Jesus no céu.
7.      Negam a realidade do inferno e do castigo eterno: O que ensinam os russelitas: “A morte física e a sepultura são o único inferno”. “Quando uma pessoa morre, permanece morta, inconsciente, sem conhecimento de nada”.
·         Lc 16.22,23... O corpo do rico falecido foi sepultado, mas sua alma aparece no hades imediatamente.
·         Mt 10.28... À morte, a alma separa-se do corpo. O final do versículo mostra que o ímpio sofrerá no inferno, tendo alma e corpo.
·         Mt 18.9... “Fogo do inferno” é literalmente “fogo da Geena”. Geena era um local onde havia fogo contínuo para queimar lixo da cidade, e corpos de animais e criminosos que eram ali lançados. O inferno é pois um lugar, tão real como aquele fora da cidade de Jerusalém. Ver também Mt 25.41; Ap 20.10,14.
8.      Ensinam que após haverá uma segunda oportunidade de salvação: Dizem eles que no milênio os mortos reviverão e terão uma segunda oportunidade de salvação. Os ímpios ressuscitarão, sim, para julgamento. Quem não se salvar nesta vida, não escapará da condenação. Ver Hb 9.27; 2.3; Jo 5.24,28,29; At 17.30. Jesus voltará, não para salvar, mas para executar julgamento. (Jd v 14, 15).
9.      A falsa doutrina da “Organização de Satanás”: Essa organização consta de três coisas, a saber:
·         A Igreja organizada;
·         O Estado com seu governo civil; e
·         O comércio e o dinheiro.
Quem quiser ser salvo, tem de sair dessas organizações e unir-se ao Reino Teocrático, isto é, ao movimento russelita. Jesus nunca afirmou que o homem só se salvaria ingressando num grupo religioso qualquer, mas sim pela experiência do novo nascimento (Jo 3.5). também Jesus nunca ensinou, orientando o povo para ingressar numa seita, e , sim que fossem a Ele (Mt 11.28).


Fonte: Lições Bíblicas (Jovens e Adultos)
Editora: CPAD
Trimestre: 4º/1992
Comentarista: Antonio Gilberto
Tema Central: Religiões, Seitas e Doutrinas Falsas
Páginas: 31 - 34

Nenhum comentário:

Postar um comentário