Sexta-feira, 1 de Julho de 2011 18:03
Texto
Áureo: Jeremias 5.30
Verdade Prática: As
crenças da Confissão Positiva, apesar das aparências, não podem ser comprovadas
nas Escrituras Sagradas.
Leitura Bíblica:
1 Timóteo 6.3-5; 2 Timóteo 4.3-5
Lição 04
INTRODUÇÃO
Confissão
Positiva é o nome de um movimento que ora permeia o seio da Igreja, expondo uma
teologia estranha ao cristianismo bíblico. O problema mais sério desse
movimento é a crença num deus totalmente alheio ao revelado nas Escrituras, num
Jesus divorciado dos ensinos do Novo Testamento e na deificação do homem.
I.
HISTÓRIA
- Influência ocultista: O movimento Confissão positiva, que age entre as igrejas evangélicas pentecostais, tem sua origem no ocultismo, e não no pentecostalismo. Sua origem remonta a Finéias Parkhust Quimby (1806 – 1866). Este curandeiro e hipnotizador negava a existência da matéria, do sofrimento, do pecado, da enfermidade, etc. Fundador do Novo Pensamento, tornou-se conhecido como o guru da Ciência da Mente. Suas idéias influenciaram a Mary Baker Eddy que, em 1879, fundou a Igreja da Ciência cristã.
- Pai da Confissão Positiva: Essek William Kenyon, que se destacou nas décadas de 30 e 40, foi influenciado pela Ciência Cristã, Ciência da Mente e pela Metafísica do Novo Pensamento. Ele é reconhecido hoje como o Pai da Confissão Positiva que, por sua vez, identifica-se com a Teologia da prosperidade e com a palavra da Fé ou Movimento da Fé.
- Principais profetas da Confissão Positiva: Os atuais profetas da Confissão Positiva são bem identificados nos Estados Unidos, no Brasil, em Portugal e demais países de fala portuguesa. O perfil desses obreiros fraudulentos acha-se bem traçado na Bíblia em 1 Tm 6.3-6; 2 Co 11.13-15; Ef 4.14; 2 Jo VV 9,10.
Em Portugal,
uma ramificação do Movimento da Fé, chamada Maná, vem causando sérios
transtornos aos cristãos que primam pela ortodoxia bíblica. (Eis aqui dois bons
livros sobre esses movimentos: Cristianismo em Crise, de Hanegraaff, Edições
CPAD, e Supercrentes, de Paulo Romeiro, Editora mundo Cristão).
Os mentores e
promotores da Confissão Positiva julgam-se acima da crítica. Eles ameaçam a
tantos quantos contestam a sua mensagem, citando o Sl 105.15: “Não toqueis nos
meus ungidos”. Todavia, o próprio Deus desafia o homem a examinar a Bíblia (Is
34.16). Jesus, certa vez, lançou este desafio aos seus contemporâneos: “Quem me
convence de pecado?” (Jo 8.46).
O Senhor Jesus
ainda nos recomenda a reconhecer tais obreiros por seus frutos (Mt 7.16). Por
conseguinte, todo cristão está revestido da autoridade da palavra de Deus para
detectar, examinar e rejeitar as doutrinas heréticas (Rm 16.17,18; 1 Tm 4.16;
Tt 1.9).
II.
DEUS E O HOMEM
- Relato alternativo da criação: Os pregadores da prosperidade reduzem Deus à categoria dos homens, e elevam os homens à categoria de Deus. Afirmam que você precisa ter a fé de Deus para falar e as coisas acontecerem. E que a fé foi a substância que Deus usou para criar o Universo.
A gravidade
dessa doutrina é que reduz Deus à categoria dos seres humanos.
Eles se
esquecem de que Deus é Onipotente, Onisciente e Onipresente, Criador dos céus e
da terra. Ele transcende a criação, e tem o controle do Universo. Deus criou
todas as coisas pela sua Palavra (Sl 33.9; Hb 11.3). Fé é algo para nós, seres
humanos, pois ela “é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das
que se não vêem” (Hb 11.1).
- Deus: O nosso Deus é soberano. Ele ouve as nossas orações e opera em favor dos que o buscam. Na Confissão positiva, dá-se o inverso. Aqui, soberano é o homem, ficando Deus sujeito à vontade humana.
a) Um Deus estranho: Segundo eles.
Deus se parece muito com o homem. Tal concepção da Divindade constitui-se numa
zombaria e num insulto aos cristãos.
b) O
Deus da bíblia: O Deus verdadeiro, revelado na Bíblia, não é o mesmo concebido
subjetivamente pelos profetas da Confissão Positiva. Deus é infinito (1 Rs
8.27) e Onipotente (Is 40.12-15). Ele é espírito (Jo 4.24). Ele enche o céu e a
terra (Jr 23.23,240. Além dEle, não há Deus alguém 9Is 43.10; 44.6,8). Nenhum
de seus pensamentos pode ser impedido (Jó 42. 2)
- O homem: Segundo a Confissão positiva, o homem é a duplicação de Deus. “O homem... foi criado em termos de igualdade com Deus”. Noutras palavras: Adão foi uma exata duplicação de Deus! “Deus assumiu a natureza humana pára que o homem assuma a natureza divina”. Essas declarações da Confissão Positiva são perversões doutrinárias; chocam a qualquer cristão de bom senso.
a) A resposta bíblica: A idéia de
se deificar o homem começou com Satanás no jardim do Éden (Gn 3.4,5). Mas há
uma diferença abissal e infinita entre o homem e Deus. Deus não é o homem (Nm
23.198) nem o homem é Deus (Is 31.3; Ez 28.2,9; Os 11.9; At 14.11-15). Duas
verdades fundamentais que todo homem precisa saber: Primeira: “Há um só Deus
verdadeiro”; segunda: “Pode estar certo que você não é ele”. (Michel Horton)
III.
O SENHOR JESUS
CRISTO
- O credo da Confissão Positiva: O Jesus da Confissão Positiva não é o mesmo revelado no Novo Testamento. É completamente estranho ao Cristo dos evangelhos.
O Jesus da
Confissão positiva morreu duas vezes: física e espiritualmente. A morte física
foi na cruz; esse sacrifício, porém, segundo eles, não salva. Na morte
espiritual, ainda segundo eles, Jesus foi levado ao inferno para padecer nas
mãos de Satanás. É esta, ensinam esses falsos mestres, a morte que salva.
Trata-se, pois, de outro Jesus (2 Co 11.4).
- Redenção na cruz do Calvário: A morte vicária de Jesus de que fala o Novo Testamento diz respeito à morte física (Ef 2.13-15; Hb 10.19,20; 1 Pe 4.1; 1 Jo 1.7; Ap 1.5). A nossa redenção, portanto, foi efetuada na cruz do calvário, e não no inferno, como o querem os porta-vozes da Teologia da prosperidade.
IV.
RIQUEZA E SAÚDE
- Visão distorcida: Os profetas da Confissão Positiva são chamados também de profetas da prosperidade. Pregam que a enfermidade é pecado ou resultado da falta de fé. Ensinam também que qualquer sofrimento que sobrevém ao cristão é evidência de incredulidade ou pecado. Noutras palavras: prosperidade, dinheiro e saúde são a marca registrada do cristão; são o instrumento aferidor do grau de espiritualidade e da santidade do crente.
- Origem da doença: É verdade que a doença é conseqüência da queda do Éden (Rm 5.12), mas dogmatizar, afirmando que todos os enfermos estão em pecado, ou que não tem fé, é ir além do que está escrito.
Há casos de
pessoas que enfermaram por desobediência a Deus (Nm 12.10); em outros, a
enfermidade levou á morte, como o rei Uzias (2 Cr 26.19-23) e Herodes Agripa I
(At 12.21-23). Por outro lado, há casos de homens de Deus enfermos fisicamente:
Timóteo (1 Tm 5.23) e Trófimo (2 Tm
4.20). Devemos ter discernimento para saber quando o caso é puramente clínico e
quando é espiritual.
- Riqueza e pobreza: A Bíblia ensina que nem a pobreza nem a riqueza são virtudes. A Palavra de Deus, aliás, em momento algum trata a pobreza com desdém. A vida do homem não se constitui dos bens que possui (Lc 12.15). Não devemos ir para um extremo, nem para o outro (Pv 30.8,9). Qualquer extremo é perigoso.
É verdade que
a riqueza é benção de Deus desde que adquirida de maneira honesta e não vise
exclusivamente aos deleites deste mundo (Tg 4.3). caso contrário: seremos
escravizados por ela. Mas também é bom saber que a pobreza não é símbolo de
maldição (Pv 17.1; 1 Tm 6.7-9). A Bíblia condena o amor ao dinheiro (1 Tm
6.10), pois a avareza é uma forma de idolatria (Cl 3.5). Tudo aquilo que o
homem ama mais do que a Deus, torna-se o seu deus (Fp 3.19).
CONCLUSÃO
Algumas
pessoas ficam hesitantes ante as pretensões e alardes da Confissão Positiva.
Cremos nas maravilhas de Deus e na obra do Espírito Santo. Somos testemunhas de
curas e outros milagres que o Senhor Jesus tem operado mediante o seu Espírito.
São promessas divinas exaradas na Bíblia (Mc 16.17-20; Jo 14.12). Somos
continuação da Igreja do Senhor: o mesmo povo, servindo ao mesmo Jesus, na
mesma dispensação. Nem por isso seremos ingênuos para aceitar doutrinas
forjadas, subjetivas e nocivas à fé cristã.
Fonte: Lições
Bíblicas (Jovens e Adultos)
Editora: CPAD
Comentarista: Antonio
Gilberto
Tema Central: Seitas,
Religiões e Heresias
Páginas: 25 - 32
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