Texto �ureo: João 14.16
Verdade Prática: O EspÃrito Santo é a Terceira Pessoa da Trindade SantÃssima e, a semelhança do Pai e do Filho, é Deus.
Leitura BÃblica: João 14.16,17,26; 6.13-15
Lição 01
INTRODUÇÃO
No ano do Centenário das Assembléias de Deus mo Brasil, por-nos-emos a estudar, uma vez mais, os fundamentos da fé pentecostal. Abriremos está série de estudos, tratando sobre o EspÃrito Santo - a Terceira Pessoa da Trindade, o divino Consolador. Nesta lição, você conhecerá mais a respeito do Consolador: sua deidade, personalidade, operações e manifestações. Quando mais conhecermos o EspÃrito Santo, com temor de Deus e santidade, mais Ãntimos nos tornaremos dEle, e melhor compreenderemos a obra realizada por Ele.
I. A DOUTRINA DO ESP�RITO SANTO
1. A doutrina do EspÃrito Santo: A pneumatologia é o estudo da pessoa, obra e ministério do EspÃrito Santo. O termo vem de pneuma (Gr. “arâ€�, “ventoâ€�, “espÃritoâ€�), cognato do verbo pnéo, “respirarâ€�, “soprarâ€�, “inspirarâ€�.
Há teólogos, frios na fé, modernistas e irreverentes que, menosprezando o EspÃrito Santo, afirmam que Ele é tão somente uma força, ou poder, que emana de Deus. Todavia, o Consolador é a Terceira Pessoa da Trindade. Sim, Ele é uma pessoa em toda a sua plenitude, pois ensina, guia, consola e fala (Jo 14.26; 16.13; At 21.11). Como pessoa, o EspÃrito Santo chama-se a Si mesmo “Euâ€� (At 10.19,20).
que glorifiquemos a Deus e disseminemos o evangelho de Cristo.
2. O EspÃrito Santo no Antigo e Novo Testamento: O EspÃrito Santo está presente em toda a BÃblia. Na criação, no planejamento e na construção do universo (Gn 1. 2); Sl 104; 30). Ele também atuou na formação do homem (Jó 33.4). E agiu por intermédio dos juÃzes, reis, sacerdotes e profetas (2 Sm 23.2; Mq 3.8).
O EspÃrito Santo fez-se presente, ainda, no nascimento e na vida terrena de Jesus (Lc 1.35; 4.1). Ele inspirou, capacitou e guiou os autores do Novo Testamento a registrar, fidedignamente, os principais episódios do ministério de Cristo (Lc 1.1-4; Jo 21.25). Sua atuação em Atos dos Apóstolos é tão marcante, que o livro é conhecido também como os “Atos do EspÃrito Santoâ€�.
3. O EspÃrito Santo na atualidade: No Dia de Pentecostes, o EspÃrito Santo foi derramado sobre a igreja (At 2.2), enchendo a todos aqueles crentes e batizando-os, tal como prometera o Senhor (Lc 24.49; At 1.5). Após o Pentecostes, os discÃpulos passaram a pregar e a evangelizar vigorosa e eficazmente, alcançando Israel e as nações gentias sem impedimento algum (At 28.31).
Busquemos o poder do alto; mantenhamos acesa a chama pentecostal.
O autêntico pentecostes leva o crente a evangelizar com poder e dinamismo, a orar e a contribuir para a obra missionária. Precisamos do EspÃrito atuando poderosamente em nosso meio. Caso contrário, corremos o risco de compactuar com o mundo (Rm 12.2; 1 Jo 2.15). Laodiceia tornou-se intragável, porque havia se tornado espiritualmente morna (Ap 3.15b). Busquemos, pois, o poder do alto, e lancemo-nos à conquista do mundo para Cristo no poder do EspÃrito Santo (At 1.8).
II. A ASEIDADE DO ESP�RITO SANTO
- A aseidade e existência do EspÃrito Santo: A palavra aseidade advém do latim aseitatis e serve para designar o atributo divino, segundo o qual Deus existe por si próprio. Assim como o Pai e o Filho, o EspÃrito Santo é autoexistente. Ou seja: não depende de nada fora de si para existir. Ele sempre existiu; é um ser incausado; “não teve princÃpio de dias, nem fim de existênciaâ€� (Hb 7.3). De eternidade a eternidade, o EspÃrito Santo é Deus.
O autor da EpÃstola aos Hebreus apresenta o Consolador como “o EspÃrito eternoâ€� (9.14). Ele tem existencia própria. Mas isso não significa que esteja separado da trindade. O Pai, o Filho e o próprio EspÃrito Santo, embora distintos como pessoas, constituem a mesma essência indivisÃvel e terna da divindade.
- Atributos incomunicáveis do EspÃrito Santo: O EspÃrito Santo possui todos os atributos divinos. Em primeiro lugar, Ele é imutável. Sua essência e caráter não podem ser alterados. A imutabilidade, por conseguinte, é um atributo que pertence exclusivamente à divindade (Rm 1.23; Hb 1.11).
a) Onipresença: Ele está presente em todos os lugares ao mesmo tempo. Não podemos fugir à sua presença (Sl 139.7). Como é bom saber que podemos contar com a su companhia em todo o tempo.
b) Onisciência: O EspÃrito Santo tudo sabe e tudo conhece. Ele nos sonda e nos prova quanto à s intenções de nosso coração (1 Co 2.10). Ninguém pode mentir à quEle que sabe toda a verdade. Lembra-se de Ananias e Safira? Nada escapa ao conhecimento do EspÃrito Santo. Sua compreensão é infinita. Ele tudo sabe e nada ignora (Sl 139.2,11,13).
c) Onipotência: Ele é Deus. Não há impossÃveis para para o EspÃrito Santo. O homem é limitado, mas o Consolador tudo pode fazer. Ele sustenta todas as coisas (Hb 1.3). E o maior miolagre que Ele opera no homem é o novo nascimento.
II. A PERSONALIDADE DO ESP�RITO SANTO
1. O EspÃrito Santo tem pérsonalidade: Você abe o que é personalidade? De acordo com o pastor Antonio Gilberto, “é o conjunto de atributos de várias categorias que caracterizam uma pessoaâ€�. As Escrituras mostram com clareza e simplicidade que o EspÃrito Santo é uma pessoa. Suas ações evidenciam esta verdade. Ele ensina (Jo 14.26), testifica (Jo 15.26), guia (Rm 8.14) e intercede por nós (Rm 8.26). Ele possui qualidades intelectivas: “Mas Deus no-la revelou pelo seu EspÃrito; porque o EspÃrito penetra todas coisas, ainda as profundezas de Deusâ€� (1 Co 2.10,11). De acordo com Ron Rhodes, a apalavra grega para penetrar significa “investigar profundamenteâ€�. No versÃculo 11, a Palavra de Deus afirma que o EspÃrito Santo “sabeâ€� os pensamentos de Deus.
2. O EspÃrito Santo tem emoções: “E não entristeçais o EspÃrito Santo de Deus, no qual estais selados para o Dia de redençãoâ€� (Ef 4.30). Sim, o EspÃrito se entristece ante a desobediÊncia consciente, crescente e contÃnua do homem para com Deus (Is 63.10). E a tristyeza é algo que somente uma pessoa pode experiemntar. Quando pecadmos, entristecemos o divino Consolador que em nós habita. Deixemos de lado, pois, tudo que possa entristecê-lo (Ef 4.25-29).
3. O EspÃrito Santo tem vontade: “Mas um só e o mesmo EspÃrito opera todas essas coisas, rerpartindo particularmente a cada um como querâ€� (1 Co 12.11). O texto bÃblico mostra a vontade e a soberania do EspÃrito Santo. Segundo Ron Rhodes, a palavra grega boutelai, traduzida por “quererâ€�, refere-se à decisão proveniente da vontade, após deliberação prévia, caracterizando o esercÃcio volitivo de uma pessoa.
CONCLUSÃO
Precisamos conhecer melhor o EspÃrito Santo, pela nossa total e contÃnua rendição e comunhão com Ele para entendermos devidamente suas manifestações. Ele não é um mero sÃmbolo ou uma energia celestial. É a Terceira Pessoa da santÃssima Tyrindade. Ele é Deus. Como Igreja de Cristo, mantenhamos a comunhão com o EspÃrito Santo, o EspÃrito de santidade e de vida, a fim de preservar os ensinos e os valores bÃblicos que fundamentam a fé pentecostal.
Fonte: Lições BÃblicas (Jovens e Adultos)
Editora: CPAD
Trimestre: 2º/2011
Comentarista: Elienai Cabral
LIÇÃ0 10 DO CENTEN�RIO: Isael de Araújo
Consultor Doutrinário e Teológico: Antonio Gilberto
Tema Central: Atos dos Apóstolos – Até os confins da Terra
Páginas: 03 - 10
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