quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

ESPIRITISMO

Texto Áureo: Hebreus 9.27
Verdade Prática: Através da doutrina da reencarnação, o Espiritismo tira todos os méritos de Cristo como o Salvador da humanidade.
Leitura Bíblica: Deuteronômio 18.9-14

Lição 07

INTRODUÇÃO

      As seitas ocultistas ligadas ao Espiritismo, que vamos estudar nesta lição, são o Kardecismo, legião da Boa Vontade, Umbanda e demais cultos afro-brasileiros.
 
I.                   HISTÓRIA
 
  1. As irmãs Fox: A doutrina da reencarnação é muito antiga; vem desde o hinduísmo, passando pela Grécia antiga. Foi em 1848, em Hydevislle, Estados Unidos, que as irmãs Margaret e Kate Fox afirmaram ver as mesas girando, e ouvir pancadas na casa em que moravam. Faziam perguntas e estas eram respondidas mediante estalidos de dedos. Elas tiveram a sensação de estar se comunicando com o mundo invisível.
  2. Allan Kardec: Seu nome verdadeiro era Hipolyte Léon Denizard Rivail, médico e professor francês. Nascido em 1804, lançou a sua primeira obra O Livro dos Espíritos, em 1857. Influenciado por um amigo, passou a freqüentar reuniões espíritas e, por fim, tornou-se médium. Em 1858, organizou em Paris a Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas. Adotou o nome Allan Kardec, alegando ser este o seu nome na outra encarnação.
  3. No Brasil: Antes mesmo da morte de Kardec, em 1869, Luís Olímpio Teles de Menezes fundou em Salvador, BA, o primeiro centro espírita, em 1865. Em 1873, foi fundada no Rio de Janeiro uma sociedade espírita, da qual surgiram outros grupos. Dez anos depois, começaram a publicar a revista O Reformador que, ainda hoje, é o órgão oficial dos espíritas brasileiros.
  4. Diversos grupos espíritas: Entre os grupos espíritas no Brasil, podemos mencionar além do espiritismo kardecista, as seguintes ramificações: Legião da Boa Vontade, Ordem Rosacruz, Racionalismo Cristão, Cultura Racional, Círculo Esotérico da Comunhão do Pensamento, além dos cultos afro-brasileiros. Estes últimos não se consideram espíritas, mas Allan Kardec define, como espírita, todo aquele que crê nas manifestações dos espíritos.
  5. Legião da Boa Vontade: As mensagens dos programas dessa instituição parecem evangélicas, mas, como as demais seitas, o Jesus deles não é o mesmo revelado no Novo Testamento.
A)    Doutrinas: Negam a personalidade do Espírito santo e a infalibilidade da Bíblia, o parto de Maria e, portanto, a humanidade de Cristo, por causa de sua crença na reencarnação, negam a deidade de Cristo e a doutrina do inferno.

II.                ESPIRITISMO X CRISTIANISMO
 
  1. Espiritismo e Cristianismo: Allan Kardec ensina que o Espiritismo é a terceira revelação de Deus à humanidade. Segundo ele, Moisés foi a primeira, Cristo, a segunda e Kardec a terceira. Na Bíblia, porém há um abismo intransponível entre o Espiritismo e o Cristianismo.
  2. Reencarnação: No mundo do ocultismo, outras palavras e expressões são usadas para designar a reencarnação: transmigração, renascimento, metempsicose.
a)      Popularidade da crença: Hoje, a crença na reencarnação tornou-se muito popular, inclusive porque ela (segundo eles) visa aperfeiçoar a humanidade no sentido moral, espiritual e até físico. Alguns deles crêem que a pessoa pode reencarnar-se num animal ou m4esmo num inseto. Os adeptos de Hare Krishna, por exemplo, não matam uma barata, pois correm o risco de estar matando a própria avó. O kardecismo não crê na transmigração das almas; ensinam que os espíritos somente reencarnam-se em seres humanos, sejam estes homens ou mulheres.
b)      O sofrimento humano: Os espíritas jactam-se de ter a explicação para o fenômeno do sofrimento humano. Quem nasce com defeito físico, por exemplo, é sinal de que está incluso na lei do carma. Isto é: uma espécie de lei complicada de causa e efeito. Essa pessoa está pagando o que fez em outras encarnações, e, assim, terá de prosseguir até aperfeiçoar-se. Por essa razão, procuram ser generosos, fundam creches e dão assistência aos necessitados. Reencarnações e boas obras são os meios para a salvação, segundo eles.
Embora seja a nossa obrigação praticar as boas obras, precisamos entender, de uma vez por todas, que elas não salvam. A salvação vem, única e exclusivamente através da fé nos méritos de Cristo Jesus.
c)      Resposta Bíblica: A Bíblia diz que a reencarnação não existe (Hb 9.27), e que consultar os mortos é violar as leis de Deus (Lv 19.31; 20.27; 2 Rs 20.1,5,6; 23.24). Quando os discípulos de Jesus lhe perguntaram quem havia pecado, se o cego de nascença ou seus pais, a resposta de Jesus foi clara, destruindo completamente o argumento espírita: “Nem ele pecou, nem seus pais” (Jo 9.3). Além disso, seria cruel alguém padecer sem saber o por quê.
Quanto a essa suposta encarnação, ninguém se lembra, porque simplesmente ela não existe. Os que alegam terem vivido noutras encarnações, entram, em tantas contradições em seus relatos, demonstrando claramente que tudo isso não passa de um perigoso engano que pode custar, inclusive, a eternidade da pessoa.
A salvação é pela fé em Jesus, e não pelas obras (Ef 2.8,9; Tt 3.5). O sacrifico de Jesus pode salvar perfeitamente os que se aproximam dEle (Hb 7.25).
 
III.             PASSAGENS BÍBLICAS UTILIZADAS PELOS KARDECISTAS
 
  1. Bíblia: Eles recusam aceitar a Bíblia como a infalível Palavra de Deus principalmente onde ela condena as práticas espíritas. Mas quando o assunto lhes interessa, aí resolvem citar a Bíblia. Mas suas interpretações bíblicas são esotéricas; completamente fora da hermenêutica sagrada.
  2. Saul e a médium de En-dor: Eles reivindicam o texto de 1 Sm 28, onde se narra o episódio de Saul e a feiticeira, para consubstanciar suas crenças. Mas à luz do contexto bíblico, ela falou com os “deuses” que subiam e não com Samuel. Só depois que a médium viu o suposto Samuel é que reconheceu a Saul (1 Sm 28.12).
a)      Saul consulta a feiticeira e não a Samuel: Deus não respondeu a Saul nem por sonhos, nem por Urim e nem por profeta (1 Sm 28.6). A Bíblia afirma que Saul consultou a “feiticeira” e não a Samuel nem ao Senhor “1 Cr 10.13,14).
b)      As profecias que não se cumpriram (1 Sm 28.19). “Amanhã tu e teus filhos estareis comigo”: Saul não morreu no dia seguinte, segundo a nota de rodapé da Bíblia Vida Nova. Ele morreu dezoito dias depois dessa sessão espírita. Também não morreram todos os seus filhos (1 Sm 28.19): Isbosete, Armoni e Mefibosete (2 Sm 2.8-10; 21.8) sobreviveram.
Por outro lado, temos de convir que um desviado que se suicida não vai para o mesmo lugar onde se encontra um profeta de Deus. Saul, pois, não foi para junto de Samuel. Notemos ainda que ele não foi entregue nas mãos dos filisteus; ele preferiu suicidar-se (1 Sm 28.19; 31.4). Mais tarde, os homens de Jabes-Gileade sepultaram-lhe o corpo (1 Sm 31.11-13). Deus não deixou cair por terra nenhuma palavra de Samuel (1 Sm 3.19).
Por conseguinte, a entidade que dialogou com a feiticeira era um espírito demoníaco disfarçado de Samuel, como acontece nas sessões espíritas ainda hoje.
  1. Elias e João batista (Mt 17.1-13): Os espíritas tem feito grandes alardes com relação a esta passagem para justificar a falsa doutrina da reencarnação. Eles, porém, nãos e dão conta de que Moisés morrera cerca de 1400 anos antes, reaparecendo como o mesmo Moisés, e não como uma reencarnação. Elias sequer morreu (2 Rs 2.11). João Batista veio na virtude e no Espírito de Elias (Lc 1.1,17), pois se vestia como Elias: Vestes de pêlo e cinto de couro (2 Rs 1.8; Mt 3.4). Ambos eram homens do deserto (1 Rs 19.9,10; Lc 1.80); eram de igual modo contundentes em suas palavras e pregavam contra reis ímpios (1 Rs 21.20-27; Mt 14.1-4). O próprio João, consciente de sua identidade e missão (Jo 1.26,27, 32,33), disse que não era Elias (Jo 1.21).

IV.              O CHAMADO BAIXO ESPIRITISMO
 
  1. Cultos afro-brasileiros: Os cultos afro-brasileiros chegaram ao Brasil através dos escravos africanos, na era colonial. Os três principais grupos são: Umbanda, Quimbanda e Candomblé. Eles não se consideram espíritas. O chamado alto espiritismo não lida com adivinhação, como búzios, quiromancia, nem com os diversos ramos da cartomancia e outras formas de adivinhação. A coluna vertebral desse ramo espírita é a reencarnação e a necromancia condenadas pela Bíblia (Dt 18.11). Da mesma forma os cultos afro-brasileiros são feitiçarias, pois todos mexem com encantamentos, espíritos e magias (Dt 18.11). Isaías descreve com precisão essas práticas condenadas pela Palavra de Deus (Is 65.3-5).
  2. Umbanda: Aqui, há uma mescla de raças. Há elementos indígenas – pajelança, bebidas, erva para banho, charutos, etc. elementos africanos – candomblé; e elementos brancos – as imagens do catolicismo romano. Os orixás correspondem aos santos da Igreja Católica.
  3. Candomblé: É um ramo tipicamente africano, porque vieram de várias regiões da África. Umbanda e Candomblé são chamados Xangô em alguns estados do Nordeste, como Alagoas e Pernambuco, e no agreste nordestino são conhecidos como Catimbó.
  4. Quimbanda: É a magia negra. O deus principal deles é Exu, Lúcifer, Belzebu e o próprio Satanás. O culto deles é prestado diretamente a Satanás. Diferentemente da Umbanda e do candomblé, estes adoram a Satanás, mas de maneira disfarçada.

CONCLUSÃO
 
Os adeptos dos cultos afro-brasileiros são mais receptivos ao evangelho de Jesus do que os kardecistas. Os adeptos do chamado alto espiritismo são arrogantes e presunçosos. Eles acham que já tem o Evangelho Segundo Allan Kardec, e daí pensam que não precisam de Jesus.
 
 
Fonte: Lições Bíblicas (Jovens e Adultos)
Editora: CPAD
Comentarista: Antonio Gilberto
Tema Central: Seitas, Religiões e Heresias
Páginas: 47 - 55
 

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